Entre os dias 03 e 05 de dezembro, a coordenadora da Coordenadoria de Comunicação Social (CCS/UFRRJ) Fernanda Barbosa esteve em Brasília para o Encontro Nacional de Gestores de Comunicação das Instituições Federais de Ensino, a convite do Ministério da Educação (MEC).
Na ocasião, a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) e a Secretaria de Educação Superior (Sesu) do MEC, com o apoio da Assessoria de Comunicação Social (ACS) do Ministério, receberam gestores de comunicação de 110 instituições, sendo 69 universidades federais, dentre elas, a UFRRJ.
O evento inédito organizado pelo MEC teve como objetivo apoiar o desenvolvimento de uma comunicação em rede que seja estratégica, integrada e sistêmica, e que potencialize as políticas e as ações das instituições junto à sociedade e os meios de comunicação.
A coordenadora da CCS/UFRRJ participou do painel exclusivo para gestores de comunicação realizado no último dia, cujo tema era “Desafios para uma comunicação que valorize o ensino superior público: ideias para fortalecer a conexão entre MEC e universidades federais”. Fernanda falou sobre os desafios da comunicação pública em universidades interiorizadas. “Foi uma ocasião ímpar, sem dúvida extraímos muito aprendizado de eventos como esse, onde os gestores podem trocar experiências profissionais a partir de olhares e regiões diversas, porém, com práticas e vivências muito parecidas”, explicou a coordenadora.
Fernanda abordou as dificuldades típicas de universidades distantes dos grandes centros, como instabilidade de internet e energia elétrica, que atrapalham o fluxo informacional, dentre outras questões, e ressaltou a relevância de uma comunicação clara com o MEC em momentos cruciais para os estudantes, como o Sisu. “Fomos muito bem recebidos e nossas demandas foram ouvidas. Estou bastante otimista com esse encontro com o Ministério e espero que tenhamos outros”, concluiu.
No dia 06 de dezembro, a coordenadora participou, também em Brasília, da Reunião de Trabalho do Colégio de Gestores de Comunicação das Ifes, o Cogecom, vinculado à Andifes. Fernanda faz parte do grupo de gestores que vai conduzir o Colégio em 2025, representando a região Sudeste.