A UFRRJ e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) fizeram uma parceria para a elaboração da nova Matriz de Insumo-Produto (MIP) do estado do Rio de Janeiro, que foi apresentada na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) em 22 de dezembro de 2022.
O sistema foi elaborado a pedido da Alerj, com o intuito de planejar investimento e realizar diagnósticos sobre a economia no Rio de Janeiro. Essa é uma ferramenta importante que poderá ser usada pelo governo, as prefeituras e a iniciativa privada. A nova MIP substitui o projeto anterior, lançado em 1996.
O coordenador do Programa de Pós-Graduação em Economia Regional e Desenvolvimento (PPGER/UFFRJ), Joilson Cabral, falou ao Diário de Petrópolis, em dezembro de 2022, sobre a expectativa de iniciar uma cultura de panejamento dentro do estado:
“Estamos entregando um trabalho, mas espero que estejamos iniciando uma cultura de planejamento no Rio de Janeiro. A partir da MIP vamos poder estudar fenômenos como o planejamento e a análise dos encadeamentos, o impacto de políticas públicas, o comércio internacional e a energia e o meio ambiente”.
Para mais informações, leia a matéria que publicamos no Portal sobre a assinatura da parceria, realizada em fevereiro de 2022: https://portal.ufrrj.br/ufrrj-participa-de-projeto-que-analisa-a-cadeia-produtiva-do-rio-de-janeiro/