A Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) participou, pela primeira vez do Festival da Ciência pelo Clima, evento promovido pela Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, realizado nos dias 14 e 15 de novembro, a partir das 10h, na Quinta da Boa Vista, no Rio de Janeiro.
Com entrada gratuita, o festival reuniu instituições de pesquisa, inovação e tecnologia com o objetivo de aproximar a população de iniciativas voltadas à sustentabilidade e ao enfrentamento das mudanças climáticas. Durante os dois dias, o público pôde conhecer experiências, oficinas e demonstrações interativas apresentadas por universidades e centros de pesquisa do estado do Rio de Janeiro.
A UFRRJ estreou no evento, que chega à sua terceira edição. A primeira ocorreu em 2023, na Praça Mauá, e a segunda, em 2024, no Engenhão.
A pró-reitora de Extensão da UFRRJ, professora Maria Ivone, representou a Universidade na cerimônia de abertura, ao lado de outros pró-reitores de extensão e representantes de instituições presentes. Ela destacou a importância da estreia da Rural no festival e a diversidade de ações apresentadas.
Abertura do Festival da Ciência pelo Clima reuniu a pró-reitora Maria Ivone (UFRRJ) e representantes de diversas instituições.
“Este ano foi a primeira vez que a Universidade participou do Festival de Ciência pelo Clima. Foi uma participação muito interessante, onde foram apresentadas atividades que a Rural desenvolve, que dialogam diretamente com a população e também atividades interativas,” afirmou.
Ela também ressaltou o protagonismo das equipes envolvidas: “Foram realizadas muitas atividades interativas e houve um protagonismo bem interessante da nossa universidade. Foi muito bom participar, porque pudemos interagir com outras instituições e observar o que estão fazendo em termos de ciência e extensão. Com certeza pretendemos participar novamente no ano que vem.”
Atividades da UFRRJ no dia 14
No primeiro dia de evento, o estande da Universidade apresentou uma série de atividades voltadas à integração entre ciência, educação e inovação:
Divulgação dos cursos de graduação e pós-graduação da UFRRJ;
Mostra de foguetes movidos a ar comprimido – Capy Rockets UFRRJ;
Oficina e mostra de insetos comestíveis;
Oficina e demonstração de nariz eletrônico aplicado à área de alimentos;
Mostra “Impressão 3D com propósito: Educação, Design e Consciência Ambiental”;
Montagem e exposição de instalação efêmera de MDF, projeto do LOGIFAB;
Atividades interativas do grupo Saúde Global/One Health;
Mostra de fotografias antigas e oficina de impressão de gravuras do Centro de Memória da UFRRJ.
Sobre a instalação efêmera de MDF, o professor Juarez Moara Santos Franco, do Departamento de Arquitetura e Urbanismo e coordenador do LOGIFAB, explicou que a participação dos estudantes no festival trouxe impactos diretos para a formação acadêmica. “Nós fizemos a montagem de uma instalação efêmera de MDF, produzida por modelagem paramétrica e fabricação digital. A participação dos estudantes atingiu os dois objetivos que nos propusemos: apresentar sua produção intelectual a um público amplo e permitir uma interação criativa com representantes de outras instituições,” afirmou.
Ele acrescentou ainda: “Viram em nosso trabalho aplicações que nem nós havíamos vislumbrado. Em resumo, nossos estudantes estão motivados e temos planos para novas parcerias em 2026.”
Nas imagens, estudantes de Arquitetura da UFRRJ instalam a estrutura efêmera em MDF no Festival da Ciência pelo Clima.
Atividades da UFRRJ no dia 15
O segundo dia contou com uma mini exposição dos Museus e coleções do NAAC/Proext, reunindo diferentes acervos da universidade:
Museu da Química — Ciência e importância das águas oceânicas, fauna e flora;
Exposição de peças do Museu de Patologia Carlos Tokarnia;
Amostras do Jardim Botânico, com espécies nativas da Mata Atlântica e ameaçadas de extinção;
Acervo e história do Museu de Zoologia da UFRRJ;
Acervo do Museu de Solos do Brasil;
Mostra de fotografias antigas e oficina de impressão de gravuras do Centro de Memória da UFRRJ;
Apresentação da Cia de Dança da UFRRJ, ligada à Proext.
Além das atividades no estande, docentes da UFRRJ integraram a programação oficial dos painéis temáticos do festival:
Prof. Dr. Andrews Jose de Lucena (Departamento de Geografia/IGEO) Tema: Como aumentar a resiliência climática na cidade do Rio de Janeiro?
Prof. Dr. Leandro Dias de Oliveira (PROPPG/UFRRJ) Tema: Políticas de financiamento público para a ciência
Veja mais imagens do evento:
Texto: Victória da Silva, jornalista e bolsista na Proext/UFRRJ