A partir de hoje, dia 30/4, a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) recebe 585 estudantes, vindos de 22 municípios do Estado do Rio de Janeiro e da Região da Zona da Mata Mineira, para a Especialização em Docência na Educação Infantil. A Rural é uma das seis universidades brasileiras que irão ofertar o curso.
Promovida pelo Ministério da Educação (MEC) e pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), a iniciativa está dentro das ações do governo federal no âmbito do Programa Mais Professores e busca contribuir para o cumprimento das Metas 15 e 16 do Plano Nacional de Educação (PNE). A UFRRJ será a universidade sede da região e contará com o apoio da Universidade Federal Fluminense (UFF), da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) para a oferta de nove turmas distribuídas em três polos.
Anelise Nascimento, professora do Departamento de Educação e Sociedade (DES) e do Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEDUC) da UFRRJ, será a coordenadora da região, denominada como Sudeste I.
“Essa iniciativa tem como principal objetivo qualificar, em nível de especialização, professores, coordenadores e diretores de creches e pré-escolas da rede pública, reforçando o compromisso com a interiorização da formação docente. É a segunda vez que a Rural ofertará essa especialização. Tivemos uma edição em 2014, mas agora a Universidade compõe, ao lado das universidades federais UFPI, UFOPA, UFMS, UFSCar e UFFS, bem como da Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC), a rede interinstitucional de formação de professores da Educação Infantil (REFEI)“, explica a docente.
As vagas no curso foram oferecidas para profissionais que atuem preferencialmente na docência na Educação Infantil, ou que estejam em cargos de coordenação e gestão, nas unidades ou Secretarias de Educação. A especialização será realizada na modalidade presencial e se configura como uma formação em serviço, voltada para o aprimoramento da prática docente na Educação Infantil. O curso terá a duração de 17 meses, de maio de 2025 a setembro de 2026. As aulas serão uma vez por semana.
“Esperamos que essa ação colabore para a melhoria da qualidade da educação das crianças das creches e pré-escolas não só daqui do Sudeste, uma vez que teremos outras 2.500 vagas em seis regiões brasileiras. O nosso desejo é estruturar a rede com essa experiência e abrir novas turmas em 2016”, finaliza Anelise.
Siglas:
UFPI – Universidade Federal do Piauí
UFOPA – Universidade Federal do Oeste do Pará
UFMS – Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
UFSCar – Universidade Federal de São Carlos
UFFS – Universidade Federal da Fronteira Sul
Para mais informações sobre a iniciativa, acesse: https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/2025/janeiro/mec-lanca-especializacoes-para-formacao-de-professores
Edição: Michelle Carneiro, Coordenadoria de Comunicação Social (CCS/UFRRJ).