Em comemoração aos 30 anos de criação, a Rede Interuniversitária para o Desenvolvimento Sucroenergético (Ridesa) lança neste ano, 21 variedades de cana-de-açúcar. A Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro é uma das universidades fundadoras desta rede de pesquisa vinculada ao Ministério da Educação. Dentre as novas plantas, uma foi desenvolvida pela Rural.
A variedade a ser liberada pela UFRRJ/Ridesa, RB108519, foi selecionada no norte do estado do Espírito Santo. O agrônomo Jair Ramalho, diretor do câmpus de Campos dos Goytacazes e coordenador do Programa de Melhoramento da Cana-de-açúcar da UFRRJ, informou que a variedade começou a ser selecionada em 2010. O processo de melhoramento é longo e pode demorar de dez a 15 anos. “A RB108519 tem características principais de rusticidade, riqueza, variedade precoce média e com ótimo desenvolvimento, mesmo em condições de déficit hídrico e baixa fertilidade”, destacou o pesquisador.
A UFRRJ tem três pesquisadores que trabalham em uma estação experimental de Conceição da Barra, no Espírito Santo, desenvolvendo pesquisa em parceira com cooperativas e usinas associadas à Ridesa.
O lançamento foi noticiado pela Agência Brasil. Saiba mais em: Rede de Universidades Federais lança 21 variedades de cana-de-açúcar
Imagem em destaque: arquivo UFRRJ Campos