Com presença do reitor Roberto Rodrigues, foi lançada, em 25 de outubro, a “pedra fundamental” das futuras instalações da agroindústria que vai funcionar no Horto Municipal de Mangaratiba/RJ. O projeto é resultado de uma parceria entre a Universidade, a Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica da UFRRJ (Fapur) e a prefeitura local, através de sua Secretaria de Agricultura e Pesca. Com valor orçado em cerca de 425 mil reais (financiados pela mineradora Vale), a obra está prevista para ser concluída em até cinco meses. De acordo com o secretário de Agricultura e Pesca de Mangaratiba, Alex Barbosa, o espaço será um centro de produção orgânica certificada e de qualificação para os agricultores familiares da cidade. A professora Maria Ivone Barbosa, do Departamento de Tecnologia de Alimentos (IT/UFRRJ), vai coordenar as atividades da agroindústria.
“Além do ensino e da produção científica, a Universidade tem um papel fundamental para o desenvolvimento de municípios do entorno”, disse o reitor. “Este projeto também possibilitará o desenvolvimento acadêmico de nossos alunos, que estarão aqui colocando a mão na massa, literalmente, e transformando em realidade o que aprenderam na sala de aula”, completou Roberto Rodrigues, que, entre outros agradecimentos, ressaltou o apoio fundamental da Fapur, representada na ocasião por seu presidente, professor Armando Salles.
“Esta agroindústria vai ser excelente, pois poderemos processar os produtos agrícolas – como a banana, por exemplo. Assim, além de vender in natura, vamos comercializar banana-passa, compotas e doces. Isso aqui é um sonho”, disse o agricultor Jocimar Pacheco, presente no evento.
“A gente não faz nada sozinho. Por meio das parcerias, conseguimos trazer esta agroindústria para Mangaratiba. Já temos uma produção artesanal, mas que não é certificada, impedindo sua venda em locais que exigem esse registro. Agora, os produtos terão selo e poderão ser vendidos nos mercados”, comemorou a coordenadora de Agricultura do município, Rejane Silva.
Graduado em Engenharia Agrícola e Ambiental pela UFRRJ em 2016, o secretário Alex Barbosa destacou a importância da parceria com a Universidade:
“Este diálogo é importante porque a gente sabe do potencial tecnológico e científico que a Rural pode trazer ao município. Assim que comecei o trabalho aqui na Secretaria, eu já vislumbrava essa grande parceria. Então, já iniciamos com um convênio com a UFRRJ, justamente para pensar nesse futuro. Desde então estamos trabalhando nos projetos. Depois, corremos atrás dos financiamentos. Agora, concretizamos este sonho: uma agroindústria toda certificada, que vai nos permitir criar uma linha de produtos de Mangaratiba. Além disso, será oferecido um ano de qualificação para os produtores locais, que terão aulas com um engenheiro de alimentos residente da UFRRJ”.
(Fotos: João Henrique Oliveira, CCS/UFRRJ)