Ensino e preservação ambiental. No dia 6 de outubro, o Instituto de Agronomia da UFRRJ abriu suas portas para o lançamento oficial do curso de especialização em Geoprocessamento, Levantamento e Interpretação de Solos, da Rede Unisolos.
O curso é amparado por acordo de cooperação entre a UFRRJ, a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal de Viçosa (UFV) e Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), e está voltado para a formação de agentes públicos e profissionais na identificação e reconhecimento de solos, elaboração de mapas pedológicos e interpretação deste recurso para fins agrícolas e ambientais.
Trata-se do primeiro curso desta temática ofertado na modalidade Educação a Distância (EaD), através do Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB) / CAPES, na forma de uma rede de universidades públicas.
Além do treinamento de pessoal, pretende-se que os trabalhos de conclusão de curso (TCCs) contribuam para programas de governo, em vários níveis, com ênfase para o PronaSolos e o programa Águas do Agro, bem como em políticas públicas vinculadas ao solo e à recuperação ambiental e projetos de extensão com base em pesquisa.
“Esse curso de caráter extensionista é importante para contribuir para o crescente movimento de recuperação ambiental e do desenvolvimento sustentável, em que nosso país vive”, assim definiu Rosa Mendes, pró-reitora de Extensão da UFRRJ.
O geoprocessamento é uma ferramenta poderosa que revoluciona a forma como entendemos e interagimos com o mundo ao nosso redor. Essa tecnologia utiliza dados geográficos, como mapas e imagens de satélite, para analisar, interpretar e tomar decisões em diversas áreas, desde o planejamento urbano e gestão ambiental até a agricultura e navegação.
É verdade, no entanto, que a informação detalhada da distribuição dos tipos de solos no território brasileiro e o desenvolvimento de atividades de interpretação de suas limitações e potencialidades é um problema histórico dada a dificuldade em obter mapas e levantamentos em escalas maiores, mais delineadas. Nesse sentido, surgiu em 2015, seguindo demanda do Tribunal de Contas da União, o Programa Nacional de Solos do Brasil (Pronasolos). O projeto conta com os esforços de profissionais especializados da Embrapa, do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), do IBGE, de várias universidades do Brasil, incluindo a UFRRJ, com apoio do Ministério da Agricultura e Pecuária e outros setores do governo federal e da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo (SBCS).
Pensando nisso, o curso é uma oportunidade para a formação de profissionais que possam tanto atuar nas demandas locais de seus setores de trabalho como agentes públicos e outros profissionais, como para a integração com o PronaSolos.
Disponibilizado na modalidade EaD, o curso foi amplamente procurado por agentes públicos e profissionais de todo o Brasil, multiplicando em mais de 4 vezes o total de 600 vagas disponíveis nas 4 universidades da rede Unisolos. “Importante destacar que uma característica do curso é justamente o ensino à distância, o que o potencializa com a abertura de espaço para vários especialistas no ramo”, ressaltou o vice-reitor da UFRRJ, professor Cesar Augusto da Ros.
Participaram da mesa de abertura a professora Mercedes Bustamante, presidente da CAPES (online), e a professora Suzana Gomes, diretora de Educação a Distância da CAPES; Reitores da UFRRJ, UFV, UFMG (representada pela professora Vilma Carvalho, diretora de EAD da UFMG) e UFRA; representante do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR); presidente da SBCS (Profa. Maria Eugênia Ortiz Escobar); Secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento SEAPPA do Estado do Rio de Janeiro (Dr. Felipe Brasil); Embrapa Solos (Dr. Silvio Bhering); além dos setores da UFRRJ – PROEX, UAB e CAED, a chefia do Departamento de Solos e a coordenadora do curso na UFRRJ, a Profa. Lúcia Anjos. Com a presença também de coordenadores do curso das quatro Universidades; pró-reitores da UFRRJ (PROPPG, PROAF), Chefia Geral Embrapa Agrobiologia; pesquisadores do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), docentes, técnicos, discentes e bolsistas.
Sentados à mesa de apresentação estavam Cesar Augusto Da Ros, vice-reitor da UFRRJ; Rosa Mendes, pró-reitora de Extensão; Gabriela Rizzo, coordenadora de EAD da UFRRJ; Suzana Gomes, diretora de Educação a Distância da Capes, e a Profa. Lucia Anjos.
“É um curso inédito no Brasil na temática de solos, na forma e composição de universidades e através da UAB/CAPES, um caminho de aprendizado para todos os envolvidos. Chegar nesta data representa o culminar de muitas ideias e sonhos envolvidos”, destacou Lucia Anjos, uma das maiores entusiastas do projeto e Coordenadora da rede Unisolos.
Texto: Rafael Gutierrez, bolsista da CCS
Imagem: Isabela Moreira, bolsista da CCS