Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Filter by Categories
A PROEXT
Acesso Rápido RE
Acesso Rápido RU
Ações de Extensão
Almoço
Alojamento e Convivência
ASSUNTOS ADMINSTRATIVOS
ASSUNTOS ESTUDANTIS
ASSUNTOS FINANCEIROS
Atualizações do Diário Oficial
Auditórias Anuais
Banco de Legislação - Financeiro
BIEXT
Bolsas Assuntos Estudantis
Caderno Extensão
Calendário
Câmara de Extensão
Cantinas
Cardápio do Restaurante Universitário
Carga Horária Diretrizes Curriculares
Centro de Memória
Clipping
COAP
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar Graduação
Composição Câmara de Graduação
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Concursos
Contrato de Obras
Coordenações de Curso
CORIN
CPPD
Cursos
Cursos de Pós-Graduação
DAC
DCF
DEL
Deliberações - CPPD
Deliberações CEPE Calendários
Deliberações COAP
Desenvolvimento Institucional
Desjejum
DGCC
Diretrizes Curriculares Nacionais
Diretrizes Gerais
DLI
Documentos Fórum das Coordenações
DPPEx
DRCI
Dúvidas Financeiro
Dúvidas Frequentes RE
Dúvidas Frequentes RU
Dúvidas Monitoria Graduação
Editais
Editais
Editais
Editais
Editais
Editais - Fluxo contínuo
Editais Corin
Editais em Aberto
Editais em Andamento
Editais Fechado
Empresas Juniores
Equipamentos Multiusuários
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe e Contatos
Espaços Físicos Comerciais
Eventos
Eventos Servidor
EXTENSÃO
Extratos de Convênio
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco Imprensa
Fale Conosco PROPLADI
Fapur
Finanças DCF
Formulário Cursos
Formulários - CPPD
Formulários Acadêmicos
Formulários Câmara de Graduação
Formulários COAP
Formulários Cursos Extensão
Formulários DCF
Formulários DP
Formulários Equipe de Trabalho Extensão
Formulários Eventos Extensão
Formulários Monitoria Graduação
Formulários NAAP
Formulários PICDT
Formulários Prefeitura
Formulários Prestação de Contas
Formulários Prestação de Serviços Extensão
Formulários Programas Extensão
Formulários Projetos Extensão
Formulários Publicação Extensão
Formulários STA
Glossário
GRADUAÇÃO
Grupo de Estudo
Grupos PET
Ineagro
Informações para cadastro
informes Mobilidade Acadêmica Intra-campi
Informes Parfor
Informes PET
Iniciação Científica
INSTITUCIONAL
Jantar
Jornal da Graduação
Laboratórios
Lato Sensu
Legislação NULEP
Legislação Ouvidoria
Lei Orçamentária Anual
Leis - CPPD
Links
Links
Links Extensão
Links PARFOR
Links Pós-Graduação
Links úteis
Links úteis NULEP
Links Úteis Servidor
Logotipos
Manuais NULEP
Mão de Obra Terceirizada
Militantes
MOBILIDADE INTRA-CAMPI
MOBILIDADE NACIONAL
Mobilidades Estudantil
Normas
Normas Curso
Normas de Extensão
Normas Financeiro
Notícia
Notícia Destaque
Noticia Pós-Graduação
Notícias
Notícias
Notícias
Notícias Assuntos Estudantis
Notícias CPPD
Notícias da Extensão
Notícias de Cantinas e Espaços Físicos
Notícias Graduação
Notícias Institucionais
Notícias Orçamento e Finanças
Notícias Prefeitura
Notícias Rural Semanal
Notícias Terceirizados
Outros Contratos
Ouvidora
Ouvidoria
PARFOR
PET
Planejamento Institucional
Portal do Serividor
Portarias
Portarias Financeiro
PÓS-GRADUAÇÃO
Práticas Específicas
Pré-Enem Nova Iguaçu
Pré-Enem Seropédica
Prefeitura
Prestação de Contas
Principais Orientações - Coaaf
Principais Orientações - Coapen
Principais Orientações - Cocad
Principais Orientações - Copag
Pró-Reitor Adjunto de Assuntos Adminstrativos
Pró-reitor Adjunto de Assuntos Financeiros
Pró-Reitor Adjunto PROPLADI
Pró-Reitor de Assuntos Administrativos
Pró-reitor de Assuntos Financeiros
Pró-Reitor PROPLADI
Pró-Reitor(a) Adjunto de Assuntos Estudantis
Pró-Reitor(a) Adjunto de Extensão
Pró-Reitor(a) Adjunto de Graduação
Pró-reitor(a) Adjunto de Pesquisa e Pós Graduação
Pró-Reitor(a) de Assuntos Estudantis
Pró-Reitor(a) de Extensão
Pró-Reitor(a) de Graduação
Pró-Reitor(a) de Pesquisa e Pós Graduação
Processo Seletivo Mobilidade Acadêmica Intra Campi
Processo Seletivo Mobilidade Acadêmica Nacional
Processo Seletivo PARFOR
Processo Seletivo PET
PROEXT
Programas
Programas
Projetos encerrados
Projetos vigentes
PROPLADI
Publicações
Publicações Graduação
Quadro de Vagas
Regional ou Cultural
Regulamentos e Regimentos
Reingresso
Reingresso Interno
Reingresso Interno Modalidade
Reingresso Processo Anterior
Reitor
Relatórios DCF
Relatórios de Gestão
Religioso ou Ecumênico
Reopção Cursos
Revista Extensão
Rural Semanal
Secretaria Administrativa
Secretaria de Registros Acadêmicos - Solicitações
Secretaria Ouvidoria
Sem categoria
SEMEX
Serviços gerais
Stricto Sensu
Terceirizados
Termo de Colaboração
Termo de Fomento
Transferência Externa
Transferência Interna
Transparência e Prestação de Contas
Treinamentos e Palestras Financeiro
UFRRJ Ciência
Vice-Reitor
Vídeos Imprensa
Portal UFRRJ > PROPLADI > Notícias > UFRRJ inicia construção coletiva do próximo Plano de Desenvolvimento Institucional

UFRRJ inicia construção coletiva do próximo Plano de Desenvolvimento Institucional

Primeiro encontro para tratar do PDI reuniu 44 pessoas de diversos setores da UFRRJ

Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). Você sabe o que é? Caso não saiba, você pode clicar aqui e ver a última versão do PDI da Rural. Trata-se do documento que norteia a gestão de uma organização, por um determinado período de tempo. No caso da Rural, o que está em vigor iniciou sua vigência em 2018 e termina agora em 2022. E o próximo, com validade de 2023 a 2027, já está sendo elaborado. A primeira reunião ocorreu na última segunda-feira (12/12), com o objetivo de delinear os principais objetivos tanto acadêmicos como administrativos da Universidade.

 

Ao todo, 44 pessoas de setores diversos da instituição estiveram presentes no primeiro de três encontros, que têm o objetivo exclusivo de construir coletivamente este documento tão importante para o desenvolvimento das ações da Rural. Participaram ativamente da reunião institutos, pró-reitorias, Auditoria Interna, Coordenadoria de Comunicação Social (CCS), Coordenação de Atenção à Saúde e Segurança do Trabalho (Casst); estudantes da graduação e do CTUR; técnicos-administrativos e representantes dos câmpus de Três Rios, Nova Iguaçu e Campos dos Goytacazes, entre outros servidores.

 

Após uma apresentação individual dos presentes, começaram as discussões sobre as mudanças necessárias ao documento, a partir do entendimento de que a atividade da Universidade vai além do papel de ensinar, pesquisar e promover a extensão universitária, pois há uma responsabilidade social da nossa instituição de transformar vidas e promover equidade e qualidade de vida aos membros da comunidade universitária.

 

De forma mais objetiva, o PDI tem dois grandes propósitos:

 

1) Auxiliar os gestores sobre as prioridades para a realização das ações a serem desenvolvidas na Rural para ela alcançar a sua missão institucional; e

 

2) Propor diretrizes institucionais pedagógicas e estruturas organizacionais que são e serão feitas pela própria instituição.

 

Bloqueio do orçamento em pauta

 

Para que o encontro atingisse o objetivo de atualizar propostas antigas e, também, criar novas propostas, foram apresentados alguns cenários onde a Universidade se encontra no momento, a partir da visão das suas sete grandes áreas de atuação, representadas pelas sete pró-reitorias: Extensão, Graduação, Pesquisa e Pós-graduação, Assuntos Estudantis, Assuntos Financeiros, Gestão de Pessoas e, por último, a pró-reitoria responsável pela elaboração do PDI, a de Planejamento, Avaliação e Desenvolvimento Institucional.

 

Entre os destaques das apresentações estava o bloqueio do orçamento imposto pelo governo federal. Há uma expectativa de que este quadro seja revertido, em breve, e que seja apenas uma questão de tempo. Logicamente, este fator impactou e ainda impacta as atividades da Universidade, como, por exemplo, a falta de recursos para o pagamento de contas como as de energia elétrica e de água no final deste ano. Outro destaque veio da área de Assistência Estudantil: 68,8% dos estudantes da Rural são vulneráveis socialmente. Dado que aponta fortemente para o papel de agente transformador que a Universidade tem.

 

O momento serviu para que fosse feita uma rápida avaliação da volta da UFRRJ ao sistema presencial de forma segura, com alguns impactos, logicamente, levando-se em conta que nunca houve quadro semelhante na história recente do país. Mas, de forma geral, a avaliação é que a Rural, de fato, está de volta à presencialidade.

 

As exposições serviram como introdução para o segundo momento do encontro, quando os presentes foram divididos em grupos e tiveram de apresentar sugestões de propostas a respeito de temas variados. Depois, cada tema foi discutido com os grupos, que construíram, de forma coletiva, os textos finais de cada área.

 

Pró-reitora adjunta de Planejamento, Thaís Gallo, organizou a reunião

Roberto Rodrigues: “A metodologia conduzida pela Propladi vai nos permitir melhorar o PDI do quinquênio anterior”

Pró-reitora de Extensão Rosa Mendes

Depois de exposições iniciais, os presentes foram divididos em grupos e apresentaram sugestões de propostas

 

Força do coletivo

 

O encontro foi organizado pela Pró-Reitoria de Planejamento da Rural, atualmente sob a responsabilidade de Rejane Santiago. “Os eventos presenciais do PDI são uma oportunidade de imersão tanto de gestores quanto de representantes da comunidade acadêmica na pauta estratégica institucional”, disse a pró-reitora. “Em um contexto onde o corte dos recursos orçamentários tem afetado frontalmente as atividades essenciais da instituição, definir o futuro e onde a Universidade quer chegar é de suma importância. No primeiro encontro do grupo de trabalho foi possível avaliar o contexto interno da UFRRJ e como resultado foram repensadas a missão, a visão e os valores”.

 

A pró-reitora adjunta da área, Thaís Gallo, foi a organizadora da reunião e disse que os representantes da Universidade que estavam presentes foram muito proativos. “Todos contribuíram com suas experiências e conhecimento da pluralidade e sobre as diversas realidades da Rural”, observou ela. “Neste primeiro momento, precisávamos que todos tivessem a mesma informação e que houvesse clareza do que a UFRRJ realiza – além de como e para quem realiza. Por isso, construímos o Modelo de Atuação da UFRRJ”. A adjunta ressaltou ainda que a construção do PDI 2023-2027 será feita de forma participativa, com a representação de membros da comunidade de diversos setores, todos os câmpus e segmentos.

 

Representando a categoria dos técnicos-administrativos, a servidora Gilmara Baiano (Cotic) pontuou que o PDI tem importância crucial para a instituição: “Ele norteia e direciona a UFRRJ para o rumo que pretende ter e em que patamar pretende chegar, seja no ensino, pesquisa e extensão, ou nas missões que estabeleça, ou ainda no valor que agregue para toda a sociedade. Participar de um movimento para sua construção como representante dos técnicos é uma oportunidade gratificante e única”.

 

O diretor do Instituto de Geociências (Igeo), professor Alexis Nummer, vai na mesma linha ao destacar a elaboração coletiva do PDI como um de seus pontos fortes: “O PDI tem que ser construído com a colaboração de todos os segmentos – discentes, docentes, técnicos e gestores. Achei fantástica a proposta de fazer esta reunião, pois este é o caminho para construir com uma base bem consolidada. Assim, quando passar pela avaliação dos conselhos superiores, contará com a contribuição de todos”.

 

‘Estamos no caminho certo’

 

Para o reitor da Rural, professor Roberto Rodrigues, um encontro de planejamento do PDI tem extrema importância, pois ele permite a continuidade das ações e gera economia para a instituição:

 

“A linha de trabalho que seguimos hoje foi desenhada pelo PDI anterior. Houve um planejamento e nós hoje executamos. A reforma elétrica e as obras de acessibilidade são resultado do PDI anterior. Estamos caminhando num passo muito bom em projetos, por exemplo, como o de eficiência energética. Algumas instituições, como IBGE, têm até copiado nosso modelo. Isso mostra que estamos no caminho certo”.

 

Rodrigues também chamou a atenção para o fato de que o PDI, além de ser um documento legal, representa a possibilidade do planejamento de médio e longo prazo.

 

“Dessa forma, organizar e concluir este plano de desenvolvimento, com base em planejamento estratégico, é de extrema importância para a UFRRJ. E a realização dessa metodologia, conduzida pela Propladi, vai nos permitir melhorar e aprofundar o PDI do quinquênio anterior. Por isso, a Reitoria não só apoia, mas participará de todos os eventos de preparação e elaboração desse plano para os próximos cinco anos”, concluiu o reitor.

Postado em 16/12/2022 – 16:13 –

Postado em 19/12/2022 - 10:49 -

Notícias Relacionadas

Participe da construção do Plano de Desenvolvimento Institucional 2023-2027
Codep e Propladi promovem live sobre o PDI
UFRRJ inicia construção coletiva do próximo Plano de Desenvolvimento Institucional

Últimas Notícias

Skip to content