Evento no centro do Rio com pesquisadores e especialista chinesa discutirá desafios dos estudos avançados e parcerias Brasil–China



A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (PROPPG/UFRRJ) inaugura, no próximo 12 de dezembro, o novo espaço do Centro de Estudos Avançados e da Coordenadoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais (CEA-Corin), na Av. Presidente Vargas, 417, 13º andar, na cidade do Rio de Janeiro. O evento, marcado para 14 h às 16 h, abre com um debate institucional sobre os rumos dos estudos avançados e da internacionalização na universidade, seguido de uma palestra sobre desenvolvimento rural na China.
A primeira mesa, programada para às 14 h, abordará “Oportunidades e desafios dos estudos avançados e da internacionalização para a UFRRJ”. Participam o reitor Roberto Rodrigues, o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, professor José Luis Luque, o ex-coordenador do CEA, professor Sergio Leite, a coordenadora da Corin, Shana Mattos, e a nova coordenadora do CEA, Ana Garcia. A coordenação será do professor André Freitas, vice-coordenador do CEA.
Às 15 h, a professora Xu Siyuan, da Northwest Agriculture and Forestry University (China), ministra a palestra “Desenvolvimento Rural na China e seus potenciais de cooperação com o Brasil”. O professor Fabiano Escher, chefe do Departamento de Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade (DDAS) e professor do CPDA, atuará como debatedor, e a sessão será coordenada pela professora Maria del Carmen Villareal, vice-coordenadora da Corin.
O evento contará com tradução simultânea inglês-português e tem apoio da Corin, da PROPPG e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj).
A inauguração consolida o novo espaço como um núcleo estratégico para reforçar a presença internacional da UFRRJ e expandir projetos de pesquisa em colaboração com instituições estrangeiras e nacionais. Seu objetivo é ampliar o impacto da produção científica da universidade junto a gestores públicos, organizações internacionais e à sociedade civil.
Texto: Jonathan Monteiro, jornalista e bolsista de Jornalismo da PROPPG/CCS.