Iniciativa abrange montaria para iniciantes e atividades com cavalos, promovendo lazer e conexão com a natureza
O câmpus da UFRRJ em Seropédica é conhecido por sua beleza e extensão, além de sua forte tradição nas áreas de Ciências Agrárias, Veterinária e Zootecnia. Agora, a Universidade aposta em uma atividade que aproxima alunos e a comunidade de um universo ainda pouco explorado por muitos: o contato com cavalos e a experiência de montaria. No último sábado (30/11), a Escola de Turismo Equestre da Rural lançou o curso com o objetivo de institucionalizar a atividade e oferecer novas opções de lazer para a Baixada Fluminense e região metropolitana.
O curso inclui noções básicas de preparo da sela, instruções para aproximação e segurança ao montar e desmontar. Após uma introdução prática, os alunos têm a chance de percorrer um trajeto curto dentro do câmpus e, com mais confiança, explorar uma trilha maior.
Sucesso de público, a atividade esgotou as primeiras vagas rapidamente, com cerca de 90 inscritos, em sua maioria estudantes do Instituto Multidisciplinar (IM). Entre eles está Patrick Ferreira, estudante de Turismo, que compartilhou sua experiência: “Eu já montei a cavalo antes, mas nunca tive instruções de como guiar e montar corretamente. Eu acho que esse curso foi interessante porque é uma forma de lazer; o contato com a natureza e os animais nos deixa mais tranquilos. Uma experiência maravilhosa.”
Luane Costa, também estudante de Turismo, superou o medo inicial e conseguiu curtir a atividade: “Eu estava vendo todo mundo montando com uma tranquilidade e eu toda me tremendo, mas acabou sendo bem tranquilo. Os cavalos são muito bem treinados. Supriu todas as minhas expectativas, porque eu esperava algo mais teórico.”
O curso é gratuito para estudantes da UFRRJ, que, ao final, ainda garantem um certificado de 4 horas pela participação. Para o público externo, a inscrição tem custo.
Confira a seguir fotos da primeira turma:
Na visão dos organizadores, esse tipo de projeto faz parte de um objetivo maior sobre o relacionamento da UFRRJ com a sociedade, como tornar a trilha cultural um ponto de conhecimento regional ou até mundial. “Nós temos muitas trilhas históricas em uma fazenda de aproximadamente 4.000 hectares. Para conhecer todos esses recursos naturais a pé seria muito difícil,” explicou William Domingues, professor do Departamento de Administração e Turismo da UFRRJ e coordenador do projeto.
“Entendemos a Universidade Rural como um grande museu aberto e, como seu histórico sempre esteve associado ao cavalo, identificamos um potencial muito grande para desenvolvermos e implantarmos o turismo equestre aqui na nossa instituição,” completou.
Segundo ele, a ideia é que a atividade se complemente com outras ferramentas de extensão já existentes na universidade, como o Hotel Escola, por exemplo, que tem aceitado reservas desde o início do ano. Isso demonstra que o câmpus possui toda a estrutura necessária para receber mais atividades desse porte.
A próxima turma está programada para 21 de março de 2025. Interessados podem se inscrever pelo Linktree do projeto e acompanhar novidades na página oficial do Instagram.
Texto e fotos: Nicole Lopes, bolsista de Jornalismo da CCS/UFRRJ.
Edição e publicação: Michelle Carneiro, CCS/UFRRJ.