Você já ouviu falar em Jovelina Pérola Negra? Foi no imponente Teatro Carlos Gomes, situado na Praça Tiradentes, no centro do Rio de Janeiro, que 150 estudantes do Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil(*) foram convidadas a descobrir a vida e a obra de uma das expoentes do samba/partido alto brasileiro, Jovelina Pérola Negra. A cantora e compositora era dona de uma voz marcante, ginga própria e capacidade de improviso, junto a nomes como Clementina de Jesus e Dona Ivone Lara. Sua estreia foi ao lado de Zeca Pagodinho, no álbum “Raça Brasileira”, ano de 1985.
A atividade fez parte da parceria entre a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e a Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro.
Na parceria, estão previstas quatro ações que visam a formação cultural de professoras em exercício na Educação Infantil, além dos muros da universidade. Essa é a segunda delas. A escolha da peça “A Pérola Negra do Samba” não foi por acaso. Jovelina viveu durante muitos anos de sua vida em Belford Roxo e pode ser considerada um dos tesouros que a Baixada Fluminense entrega ao mundo. A Baixada Fluminense é a região em que está a UFRRJ e uma parte das cursistas do Especialização em Docência na Educação Infantil e assim, o teatro nos aproxima da vida, das lutas e das conquistas das mulheres dessa região.
O grupo teatral composto por atores e músicos predominantemente negros, em um musical que tem como tema a trajetória de uma mulher negra, mãe, que, apesar do grande talento, só chega ao reconhecimento como cantora e compositora com mais de 40 anos de idade, é um convite à reflexão sobre o racismo estrutural e o lugar subalterno que as mulheres forçosamente ocupam na estrutura social. Foi emocionante ver como Jovelina, ao longo da sua história, se transformou na força e potência que inspira a todas nós e convida outras a se espelharem no seu percurso. Representatividade importa!
Antes de adentrar do espetáculo o grupo ainda visitou o Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica, e o Centro de Referência do Artesanato Brasileiro, espaços culturais do entorno da Praça Tirantes, lugar icônico da cultura carioca. Alguns depoimentos sobre essa experiência:
“Parabéns pela excelente iniciativa e muito obrigada por nos proporcionar uma tarde maravilhosa, repleta de cultura, aprendizado e interação. Eventos como este são de extrema importância, pois ampliam o acesso à cultura e fortalecem os vínculos entre as pessoas. Confesso que, a princípio, hesitei em participar por ainda não conhecer o local, mas fico muito feliz por ter ido, foi uma experiência verdadeiramente enriquecedora!”
“Foi minha primeira vez no teatro!!!!”
“Tbm foi minha primeira vez. Ameiii!!!”
“Sábado mega especial. Obrigada professoras por este sábado que ficará em nossa memória.”
“Como é bom estar em boas companhias e vivenciar experiências culturais!”
Confira mais fotos na galeria a seguir:






(*) O curso de especialização é promovido pelo Ministério da Educação (MEC) e a Rede Interinstitucional de Formação de Professores da Educação Infantil (REFEI) em parceria com a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), a Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF), a Universidade Federal Fluminense (UFF) e a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).
Para saber sobre as atividades do primeiro sábado letivo, acesse: 02/09/2025 – Portal da UFRRJ – Estudantes da Especialização em Docência na Educação Infantil da UFRRJ vivenciam experiências culturais no Rio de Janeiro
Para mais informações sobre a especialização, escreva para: educacaoinfantil@ufrrj.br
Texto e fotos: Anelise Monteiro do Nascimento, professora do Departamento de Educação e Sociedade da UFRRJ e coordenadora da região Sudeste I da especialização em Docência na Educação Infantil.