Com o objetivo de reforçar um diálogo que já existe entre a UFRRJ e o Ministério do Esporte (Mesp), o reitor da Universidade, professor Roberto Rodrigues, esteve esta semana em Brasília acompanhado de Thiago Rosa, diretor do Departamento de Esporte e Lazer (DEL), setor da Pró-reitoria de Extensão (Proext). Eles se reuniram com a ministra interina do Esporte, Juliana Agatte, e com a ex-jogadora de vôlei Jackie Silva.
Dois projetos mantidos com recursos da Lei de Incentivo ao Esporte (LIE) na Rural foram idealizados por Jackie – Atletas Inteligentes e Baixada Social. E a visita a Brasília foi para aperfeiçoar as duas iniciativas. Segundo a ex-atleta e campeã olímpica, trata-se de um trabalho que busca colocar e incentivar o esporte dentro das escolas. “São muitas crianças envolvidas, muitos adolescentes. Eu tenho certeza de que o Ministério tem um olhar diferente para essa abertura do esporte para todos e para dentro das escolas” disse ela, durante a reunião com a UFRRJ e o Ministério do Esporte.
Para o reitor da Rural, a busca por diálogo com entidades parceiras é fundamental para o desenvolvimento de propostas que tenham grande alcance, como é o caso do esporte. “Queremos aumentar a parceria com o Ministério, contribuir em diversas frentes, e construir uma agenda para aproximar as políticas públicas da população carente. Existem mil alunos alojados na Universidade, mas queremos trazer a comunidade. Temos um projeto de construção de um parque aquático, mas precisamos do apoio de vocês” explicou o reitor, referindo-se ao complexo de quatro piscinas que a Rural já tem, mas que precisam de reformas estruturais.
A atual ministra do esporte, a ex-atleta de vôlei Ana Moser, está atualmente na Austrália, onde acontece a Copa do Mundo de Futebol Feminino. A ministra interina é Juliana Agatte. Ela comentou que os dois projetos esportivos que a Rural tem em parceria com o Mesp, combinados ao espaço que a Universidade possui, contribuem muito para que todos tenham acesso à prática esportiva. O chefe de gabinete, José Guerra, e a diretora de Esporte Educacional do Ministério do Esporte, Cássia Damiani, explicaram a importância de a UFRRJ manter um diálogo permanente com o MEC, através do Programa de Aceleração de Crescimento (PAC), que tem iniciativas de incentivo à recuperação de centros esportivos.
Projetos esportivos
Atletas Inteligentes
O projeto, que é desenvolvido pela Rural com apoio do Ministério do Esporte, oferece aulas gratuitas de vôlei de quadra nas redes púbicas públicas de ensino, sob a coordenação da ex-campeã olímpica Jackie Silva, que criou uma metodologia especial, a qual estimula a criatividade individual. O projeto começou em 2008 no Rio de Janeiro e tem como objetivo incentivar a integração dos alunos na vida social escolar e na comunidade local. Ele atinge crianças e adolescentes, principalmente da rede estadual, na região da Baixada Fluminense.
Baixada Social
Trata-se de uma ação multidisciplinar com cursos, palestras e eventos, que são oferecidos a profissionais que buscam se especializar em diversos temas. A partir daí, existe a atuação para facilitar a aprendizagem de crianças e adolescentes, por meio da vivência de valores do esporte e da sociedade, tendo como foco a prática do futebol.
O projeto é coordenado por Thiago Rosa, diretor do Departamento de Esporte e Lazer da Rural, que orienta a formação de 32 bolsistas. Estes promovem o atendimento a 380 crianças. “As famílias também são beneficiadas pois, além dos bolsistas, há assistentes sociais, pedagogos e psicólogos. Ou seja, 380 famílias são beneficiadas” concluiu ele.
Texto: Coordenadoria de Comunicação Social
Fotos: Mariana Raphael