A UFRRJ esteve presente no lançamento do “Novo Decreto de Fomento a Cultura: Ato Pelo Direito à Cultura”, que ocorreu no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, na Cinelândia, uma das casas de cultura mais importantes da América Latina, no dia 23 de março último.
O Ministério da Cultura (MinC) convidou a Administração Central e discentes da UFRRJ a acompanharem o ato de solenidade que teve a presença do presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, a ministra da Cultura Margareth Menezes, entre artistas e outras importantes lideranças do Rio de Janeiro.
O presidente Lula afirmou em seu discurso que o governo federal promoverá a cultura para gerar empregos no país. “Precisamos trabalhar para mudar o pensamento de quem acha que investimento em cultura é gasto. A gente pode transformar a cultura em uma indústria de geração de riqueza e empregos. E financiada, sim, por empresas públicas e privadas, porque esse país não pode abrir mão de sua cultura”, declarou.
Mabel Almeida, uma das estudantes da UFRRJ convidadas pelo MinC, falou sobre a importância da participação da Universidade no evento. “Participar do lançamento do Decreto de Fomento a Cultura é, de fato, participar de um espaço onde a esperança nos toca através da arte e de tudo que ela representa na vida de muitos brasileiros. A UFRRJ estar presente naquela cerimônia também tem uma potência extremamente importante que afirma a produção cultural de peso produzida pela baixada, abordando o multiculturalismo no território do Rio de Janeiro. Muitos estudantes, técnicos e docentes da nossa Universidade transformam e resignificam sua existência e atuação na Rural através das manifestações culturais que estão espalhadas nos quatro cantos da Universidade”, afirmou Mabel, conselheira do Consu.
A Administração Central, junto aos discentes da UFRRJ, também entregaram uma carta-convite ao Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva para visitar o câmpus da UFRRJ.