O câmpus da Universidade Federal Rural em Nova Iguaçu será palco, na próxima terça-feira, dia 13/12, a partir das 9 horas, das comemorações pelo Dia Nacional do Forró. A data vai ganhar um mega evento especial, onde haverá shows de forró, palestras sobre o tema e a entrega do Prêmio Antônio Fraga de redação, voltado para estudantes da rede municipal de Educação. Barracas de literatura de cordel, artesanato e gastronomia também vão disponibilizar ao público presente um pouco da cultura do Nordeste brasileiro.
Mapeamento de artistas, grupos e cantadores de forró
Durante o evento, grupos artísticos, duplas, trios e cantores individuais de forró de Nova Iguaçu e arredores terão a oportunidade de se credenciar para serem mapeados e, dessa forma, participarem do Edital “Cultura Retirante“, cujo objetivo é realizar uma pesquisa sobre a origem familiar, social, regional e cultural dos grupos e indivíduos envolvidos com a arte do forró. Tal mapeamento da Cultura do Forró em Nova Iguaçu é um dos trabalhos desenvolvidos pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Ainda de acordo com os organizadores do evento, uma das motivações principais é o fomento e a viabilização de políticas públicas que se materializem em editais de incentivo às manifestações artísticas.
Para Elis Regina Barbosa Ângelo, professora da UFRRJ, o forró está inserido nas questões levantadas a partir dos diversos inventários promovidos em relação ao patrimônio cultural da região. Segundo ela, a ideia foi pensada visando abraçar essa Cultura Retirante Nordestina da dança, da música, das sonoridades regionais e do acervo migratório, que deslocou-se para a Baixada Fluminense em determinados momentos do processo histórico brasileiro.
O Dia Nacional do Forró vai reunir artistas como Daniel Guerra e o trio Pimenta do Reino, a Oficina de Forró da Cia. Marcelo Marques e a apresentação de cordel de Edmílson Santini. Outra atração será a entrega do Prêmio Antonio Fraga, que será entregue a estudantes que criaram contos e prosas sobre o tema “DNA Nordestino em Nova Iguaçu“, edital destinado aos alunos do 9º ano do ensino fundamental da rede municipal de Educação.
O público presente também poderá desfrutar das iguarias nas barraquinhas de gastronomia, que oferecerão comidas típicas, trabalhos de artesanato popular e rodas de cordel, seguidas de uma palestra cantada proferida pelo cantor Daniel Guerra. Para o músico, a realização do Dia Nacional do Forró mostra a importância de se entender a origem e a construção da identidade cultural da Baixada Fluminense, onde 53% do contingente de moradores são descendentes de nordestinos.
Por Ricardo Portugal – Assessoria de Comunicação do IM/UFRRJ