Nesta última sexta-feira (14/06), a UFRRJ foi convidada a participar de um evento no Teatro Nova Iguaçu e integrar uma parceria entre o Ministério do Desenvolvimento Social e representantes de igrejas evangélicas da Baixada Fluminense.
A presença da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro no evento firma o apoio da Instituição à assinatura do protocolo de intenções que tem o objetivo de reduzir a pobreza por meio da inclusão socioeconômica de pessoas inscritas no Cadastro Único para programas sociais do Governo Federal (CadÚnico).
O reitor da UFRRJ, Roberto Rodrigues, destacou que é importante a Instituição estar presente em eventos como esse para que cada vez mais pontes entre as instituições possam ser feitas em benefício da comunidade acadêmica. “A importância da Universidade nesse evento em Nova Iguaçu é estar presente no seu entorno. A Universidade mudou o seu perfil e ela precisa estar dialogando e convivendo com o seu entorno. Ter a Universidade em um teatro em Nova Iguaçu, presente em um evento como esse, é mostrar a cara da Instituição se apresentando para quem mais necessita atualmente de sua pesquisa, ensino e extensão”, declarou o reitor.
O evento começou com um café da manhã e terminou com as falas do Ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Wellington Dias, dos deputados federais Benedita da Silva e Lindbergh Farias, da deputada estadual Elika Takimoto e de representantes das igrejas evangélicas da Baixada Fluminense e do Brasil.
A ação faz parte do Projeto “Acredita”, que integra um conjunto de medidas que visa democratizar o acesso ao crédito para a população mais vulnerável e impulsionar o empreendedorismo em todo o país. O acordo de intenções conta com o apoio da UFRRJ para a promoção de cursos de extensão que tenham o potencial profissionalizante voltado para a Baixada Fluminense. Mais conversas devem ser estabelecidas entre as partes para um maior detalhamento da atuação direta da Universidade.
Em seu discurso, o ministro do MDS expressou a prioridade que o governo está dando para os cerca de 42 projetos de ação social que já estão sendo pensados no acordo entre o Ministério, a UFRRJ e entidades eclesiásticas. “Além disso, este ano, só aqui no estado do Rio de Janeiro, vai ser colocado R$ 23.682 bilhões de reais. Recursos que chegam na mão dos mais pobres, através dos programas do Bolsa Família, Benefício da Prestação Continuada para pessoas com deficiência impedidas de trabalhar que não têm nenhum amparo, pessoas que completam 65 anos e não têm nenhum tipo de auxílio e diversos outros programas”, enfatizou o ministro Wellington Dias.
Para o representante da Convenção das Assembleias de Deus no Brasil (CADB), Beto Almada, a igreja alcança locais na Baixada Fluminense e em todo o Brasil que o estado não consegue chegar, o que ilustra bem a necessidade da parceria entre Universidade, igrejas e governo federal no fomento do desenvolvimento profissionalizante, social e econômico da região.
Texto e fotos: Matheus Mendonça – bolsista de Jornalismo da CCS
Edição e publicação: Fernanda Barbosa, jornalista e coordenadora da CCS/UFRRJ