A Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) foi uma das contempladas pelo Programa Luiz Pinguelli Rosa de Apoio à Mobilidade e Instalação de Pesquisadores Originários de Regiões em Conflito em ICTs do Estado do Rio de Janeiro – 2ª Edição, da Faperj, destinado a apoiar a mobilidade de pesquisadores estrangeiros originários de países em conflito para o Estado do Rio de Janeiro, de forma a permitir que realizem pesquisa bilateral conjunta com pesquisadores fluminenses.
O cientista sírio Siraj Salman Mohammad irá atuar no Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos (PPGCTA) junto ao grupo de pesquisa do professor da UFRRJ José Lucena Barbosa Junior. O foco da investigação proposta por Siraj é a otimização do processo de hidrólise para produção de peptídeos bioativos a partir de pele de tilápia como agentes antimicrobianos e anticancerígenos.
De acordo com a Faperj, o pesquisador estrangeiro poderá ficar de 3 a 12 meses no Brasil e receberá bolsa de mobilidade internacional, passagem de ida e volta, auxílio instalação e seguro-saúde.
A lista das propostas contempladas está disponível aqui.
Para saber mais sobre o PPGCTA/UFRRJ, acesse: https://cursos.ufrrj.br/posgraduacao/ppgcta/
Por Michelle Carneiro, CCS/UFRRJ, em colaboração com a Ascom/Faperj.