Universidade ficou em 15º lugar entre 54 propostas inscritas e coordenará a Rede UniClima, com foco em cooperação internacional e redução de assimetrias regionais

A Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) foi contemplada no Edital Capes Global de Internacionalização Institucional e liderará, pelos próximos cinco anos, uma rede nacional voltada à cooperação acadêmica internacional. A instituição alcançou a 15ª colocação entre as 23 propostas aprovadas, em um universo de 54 redes inscritas.
O resultado é atribuído ao trabalho conjunto de docentes e coordenadores dos programas de pós-graduação, articulado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG), por meio da Coordenação de Relações Internacionais (Corin), responsável pela concepção e submissão da proposta.
Com a aprovação, a UFRRJ passa a coordenar a Rede UniClima, formada também pela Universidade Estadual de Roraima, Universidade Federal de Goiás, Instituto Federal Goiano, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia e Universidade Federal da Fronteira Sul. A iniciativa tem como objetivo fortalecer a internacionalização institucional e ampliar o acesso a financiamento da Capes.
Para o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFRRJ, José Luis Luque, a liderança da universidade na rede reafirma o papel das instituições públicas na formulação de políticas acadêmicas nacionais. “A liderança da UFRRJ na Rede UniClima reforça o papel estratégico da universidade pública na formulação de políticas de internacionalização e na construção de agendas cooperativas nacionais, comprometidas com o desenvolvimento científico, a sustentabilidade e a redução das assimetrias regionais”, afirma.
Já a coordenadora de Relações Internacionais e Interinstitucionais, Shana Mattos, destaca o caráter coletivo da conquista. “É uma grande alegria ver esse trabalho reconhecido. A aprovação da Rede UniClima mostra a força da articulação entre PROPPG, Corin e os programas de pós-graduação e abre um ciclo promissor de cooperação internacional para a UFRRJ”, diz.
Texto: Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação