Dois programas de incentivo à formação de professores da Educação Básica da Rural foram contemplados no início deste mês: o de Iniciação à Docência (Pibid), com 192 bolsas, e o de Residência Pedagógica (PRP), com 255 bolsas. Ambos são geridos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação, que contemplou 250 instituições de ensino superior em todo o país com os editais de 2022.
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) tem o objetivo de antecipar o vínculo entre os futuros professores e os estudantes das escolas públicas. As bolsas de iniciação à docência são oferecidas aos alunos de cursos presenciais de licenciatura, proporcionando um intercâmbio entre o Ensino Superior e os sistemas estaduais e municipais de educação.
O Programa de Residência Pedagógica (PRP) tem o objetivo de apoiar parcerias entre escolas públicas e instituições de Ensino Superior, estabelecendo corresponsabilidades entre ambas, valorizando “a experiência dos professores da Educação Básica na preparação dos licenciandos para a sua futura atuação profissional” de acordo com a Capes.
Na Rural, o atual coordenador do PRP é o professor Ivo Abraão Araújo da Silva (DBOT/ICBS). Para ele, os programas Pibid e PRP vêm viabilizando a filosofia da qualidade formativa dos estudantes das licenciaturas da UFRRJ: “tanto por ser complementares entre si, ao estabelecerem um fluxo coerente de formação pedagógica ao longo da trajetória curricular, quanto por integrarem de forma efetiva a universidade às escolas, garantindo aos discentes o acesso a um laboratório de vivência profissional, ao mesmo tempo em que promovem tecnologias metodológicas para melhorias no ensino escolar.”
O professor Ivo explicou que nessa nova edição, de 2022, os projetos se contextualizam com o olhar para as peculiaridades que surgem nos processos de ensino e aprendizagem no momento pós-pandemia, com atenção às oportunidades que essa nova realidade pode trazer para a formação profissional dos estudantes das licenciaturas. Com destaque para o papel social que a integração entre o Ensino Superior e a Educação Básica possui na qualidade da educação brasileira.
A professora Marina Carvalho Cordeiro (DCS/ICHS) é atualmente a coordenadora do Pibid na Rural. Ela ressalta que “a UFRRJ participa historicamente dos dois programas, e, neste edital, conquistamos 447 bolsas discentes. São programas que incentivam a docência, fortalecem as licenciaturas e propiciam uma formação sólida e crítica aos futuros professores da Educação Básica brasileira” observou a docente. “Ambos possuem um papel fundamental nos desafios educacionais pós-pandemia e no cenário de evasão que observamos nas universidades, diante do contexto sócio-econômico atual. É, portanto, uma enorme satisfação e desafio integrar esta equipe – de docentes, pró-reitorias, atuais e antigos coordenadores – comprometida com o fortalecimento da formação docente de qualidade na instituição e no país”.
Segundo a professora Raquel Alvitos (DHE/IM), que foi coordenadora do PRP dos editais 2018 e 2020, os dois programas têm contribuído para preparar de forma efetiva os estudantes das licenciaturas para o desafio da sala de aula e para um despertar crítico sobre múltiplos aspectos da atuação profissional docente: “os resultados que a UFRRJ obteve, nos editais 2022 da Capes, são fruto da política de profissionalização para o magistério na qual a instituição investe há mais de uma década” comentou ela. “Esta política, marcada por uma formação cidadã e humanística, se dá a partir de um amplo compromisso coletivo, que conta com o comprometimento de discentes, docentes e gestores da IES e, ainda, com professores e gestores das redes municipais e estaduais”.
O professor Douglas Monsores (DEMAT/ICE), coordenador da última edição do Pibid/UFRRJ destaca que aquele foi um contexto adverso, totalmente diferente de tudo que já havia sido vivenciado: “encontramos escolas fechadas, funcionando com um ensino remoto muito precário. Graças à criatividade e à inventividade, que são marcas tanto do Pibid como da Residência Pedagógica, pude vislumbrar alunos das licenciaturas e docentes da UFRRJ produzindo várias atividades inovadoras de forma integrada com professores de escolas públicas, as quais auxiliaram os estudantes destas escolas a consolidar seu direito de acesso à educação”. Segundo ele, a resiliência dos dois programas e a maneira como valorizam a formação docente os tornam políticas públicas fundamentais e indispensáveis para a profissionalização de professores nos tempos atuais.