Universidade receberá investimento de mais de R$ 3,1 milhões no ciclo 2026 e ganha reconhecimento por ações inclusivas em seus programas de pós-graduação

A Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) foi contemplada com 31 bolsas do Programa Institucional de Bolsas de Pós-Graduação (PIBPG), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), para o ciclo 2026. O apoio contempla 18 bolsas de mestrado e 13 de doutorado, vinculadas ao projeto institucional “Fortalecimento Acadêmico e Científico da Pós-Graduação da UFRRJ nas Áreas de Humanidades, Saúde Única e Inovação Tecnológica”. O investimento total previsto é de R$ 3.136.627,20.
Neste ano, a universidade também recebeu um bônus institucional concedido pelo CNPq a instituições que mantêm políticas inclusivas consolidadas em seus programas de pós-graduação. O reconhecimento leva em conta ações voltadas à equidade racial e de gênero, inclusão social e ampliação da diversidade na formação acadêmica.
Com a homologação do resultado final, a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG) publicará um edital interno para definir os critérios de distribuição das bolsas entre os programas da universidade.
“O resultado reafirma o compromisso da UFRRJ com uma pós-graduação socialmente referenciada, diversa e academicamente qualificada. Trata-se de uma conquista coletiva de nossos programas, docentes, discentes e equipes técnicas, que têm atuado de forma integrada para fortalecer a formação avançada na Rural”, afirmou José Luis Luque, pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFRRJ. “O reconhecimento relacionado às ações inclusivas mostra que estamos no caminho certo, promovendo uma ciência comprometida com o desenvolvimento e com a justiça social”, completou.
Texto: Jonathan Monteiro, jornalista e bolsista de Jornalismo da PROPPG/CCS.
Imagem: Divulgação/CNPq