Em uma parceria com a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) lançou, na última sexta-feira (04/07), o primeiro instrumento de consulta pública para a estruturação imobiliária do projeto de valorização da área de 1.139,6 hectares do câmpus Seropédica.
O banco de desenvolvimento publicou a Request for Information (RFI) nº 06/2025, em colaboração direta com a UFRRJ. Este documento é um instrumento de consulta pública, que em português significa “Pedido de Informações”. Basicamente, trata-se de uma consulta pública em que o BNDES coordena a contratação de consultores para a elaboração dos estudos técnicos para estruturação e implementação do projeto de valorização do patrimônio da UFRRJ. Os interessados deverão preencher o formulário disponível na página do BNDES até as 18h do dia 18.07.2025.
Em 28 de maio, em sua 424ª Reunião Ordinária, o Conselho Universitário (Consu) aprovou uma proposta para a criação de novos projetos de ocupação de áreas da Instituição. Após a aprovação pelo Conselho, a Reitoria da UFRRJ formalizou os passos seguintes junto ao banco de desenvolvimento.
A RFI demonstra um compromisso com as melhores práticas de gestão pública. Trata-se não só de um procedimento técnico, como uma declaração de governança, assegurando que o projeto seja conduzido com transparência, diálogo e planejamento. “A RFI é o primeiro passo de um caminho que será pautado pelo rigor técnico, pela transparência e por um diálogo constante com nossa comunidade e com a sociedade. Cada etapa será construída sobre a base sólida da participação da comunidade”, declara o professor Marlucio Barbosa, pró-reitor adjunto de Planejamento (Propladi).
O projeto de valorização do patrimônio pretende ser um instrumento de desenvolvimento regional, mas também inclui quase 500 hectares dedicados à conservação ambiental e à pesquisa científica: serão 392 hectares de Reserva Legal e 106 hectares de Área de Preservação Permanente (APP).
Após análise das propostas recebidas na RFI, haverá a etapa da contratação dos estudos, a realização de audiências e consultas públicas e a submissião das propostas finais ao Conselho Universitário.
A íntegra da consulta pública está disponível no portal do BNDES: http://www.bndes.gov.br/wps/portal/site/home/transparencia/desestatizacao/cadastro-consultores/rfi-06-2025-estruturacao-imobiliaria-do-projeto-de-valorizacao-do-patrimonio-da-ufrrj