A segunda chamada pública da Universidade para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) já está disponível para consulta e contemplará a compra de cerca de 20 toneladas de gêneros alimentícios. Os produtores individuais podem realizar vendas de até 20 mil reais; enquanto que as cooperativas podem vender até seis milhões de reais por ano na modalidade Compra Institucional do PAA, com dispensa de licitação. A documentação para habilitação e a proposta de venda deverão ser apresentadas até o dia 31 de outubro, na sala da Divisão de Gestão de Suprimentos da Assistência Estudantil (DIGSAES).
A bem-sucedida participação da Universidade no PAA é um dos destaques do projeto de extensão Fortalecimento da agricultura familiar na UFRRJ: construção de mercados e assistência técnica para o desenvolvimento local sustentável. A instituição é a primeira no estado do Rio de Janeiro a viabilizar a aquisição de alimentos diretamente dos agricultores familiares para abastecer seu Restaurante Universitário (RU).
“Os estudantes estão se alimentando com produtos locais a um custo muito acessível. Essa é uma grande ação de responsabilidade social da Universidade, com potencial para melhorar o nível de vida dos agricultores e estimular outras instituições públicas a consolidarem o PAA, socializando a nossa experiência”, destaca a coordenadora do projeto e professora do Instituto de Agronomia, Anelise Dias.
O projeto de extensão de fortalecimento da agricultura familiar foi destaque nas páginas 3, 4 e 5 do informativo Rural Semanal 11/2017: https://goo.gl/X1zPoi