Com o objetivo de promover um debate sobre as novas Diretrizes Nacionais Curriculares para a formação de professores da Educação Básica e da Base Nacional Comum (BNCC), ocorreu ontem, dia 25 de novembro, o Seminário sobre Formação de Professores na UFRRJ. O evento começou às 9h no Salão Azul do Pavilhão Central e reuniu docentes e alunos dos cursos de licenciaturas, além de professores atuantes na área.
Na parte da manhã, o Seminário propôs discussões acerca das novas Diretrizes Curriculares para a formação de professores da Educação Básica, aprovadas em julho de 2015, e que serão implantadas nos projetos político-pedagógicos dos cursos de licenciaturas. O período da tarde teve o objetivo de formular um documento da Universidade Rural, tendo como referência o BNCC em cada área de conhecimento, em que se pretende reafirmar a posição da instituição sobre a formação dos alunos para o exercício do magistério. Além disso, foram levadas em consideração as características da atuação docente em relação a essas demandas. A metodologia de trabalho contemplou a organização de grupos representantes das quatro áreas do conhecimento (linguagem, ciências humanas, matemática e ciências naturais) para debater as questões relativas ao ensino e à aprendizagem em cada uma delas.
─ O momento é importante para o fortalecimento dos cursos de licenciatura na UFRRJ e, por inferência, do processo formativo dos licenciados em uma concepção crítico-reflexiva e, por isso mesmo, cidadã ─ afirmou a pró-reitora de graduação, Lígia Machado.
O evento foi organizado pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), Comissão Própria de Avaliação (CPA) e Comissão Permanente de Formação de Professores (CPFP).
Por Caroline Feijó/CCS