A UFRRJ de Campos dos Goytacazes começou, em maio de 2016, pesquisa sobre o cultivo da pimenta do reino (Piper nigrum), devido à demanda de produtores por um meio de baixo custo de produção. Os pesquisadores e agrônomos da Universidade Rural, Antônio de Amorim Brandão, Carlos Frederico de Menezes Veiga e Gustavo Cardoso de Oliveira Dias, estão à frente da pesquisa.
– O projeto se baseia em conhecer a cultura da região, e com isso seguir uma linha básica de produção. Pretende-se substituir o mourão de eucalipto (Eucalyptus spp.), estacas usadas para sustentação da planta, pela gliricidia (Gliricidia sepium), planta que serve como um tutor vivo. Assim, seu tronco servirá como escora para o caule das plantas, com a finalidade de orientar seu crescimento – disse Antônio de Amorim Brandão.
A vantagem de substituir o mourão de eucalipto de pela gliricidia está relacionada ao baixo custo, já que o eucalipto produção é mais caro. Outra vantagem é a Fixação Biológica de Nitrogênio (FBN). Sendo o nitrogênio um dos nutrientes essenciais para o bom desenvolvimento do cultivo, a FBN reduz ainda mais os gastos com adubos e insumos externos.
Por João Paulo Azevedo Fernandes (estagiário de jornalismo da UFRRJ de Campos)
Fotos: Câmpus Campos dos Goytacazes