A cerimônia de abertura da VI Reunião Anual de Iniciação Científica (RAIC) ocorreu ontem (24/09), às 14 horas, no Auditório Hilton Salles, localizado no Pavilhão Central (P1), câmpus Seropédica da UFRRJ.
O reitor Ricardo Berbara participou da mesa de abertura. Na ocasião, Berbara destacou a iniciação científica como uma forma de resistência que mostra para a comunidade a importância dos projetos criados dentro das universidades públicas. Segundo o reitor, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) tem dimensões gigantescas no Brasil, algo que não ocorre em outros países.
Na atual conjuntura político-econômica do país, frente a grandes cortes na educação, Berbara relatou que o número de bolsas Pibic aumentou, contrariando as tendências, e ressaltou a importância do projeto no primeiro contato dos alunos como pesquisadores e profissionais. Outros pontos de destaque foram as bolsas de iniciação científica e seu caráter assistencialista, já que ajudam os estudantes em situação de vulnerabilidade a continuar na Universidade. “Fazer ciência é cada vez mais um ato político’’, afirmou.
Em seguida aconteceu a palestra da Drª Vera Baldani, da Embrapa Agrobiologia. Vera destacou sua formação como licenciada em Ciências Agrícolas, bem como a importância da iniciação científica na sua trajetória. A professora destacou que o número de horas dedicadas ao projeto depende da instituição de fomento, o caráter da iniciativa é multidisciplinar, envolve diversos segmentos da Universidade e engloba especialistas de diversas áreas.
O evento continua até sexta-feira, dia 05/10. Para consultar a programação completa, acesse: http://eventos.ufrrj.br/raic/vi-raic-2018-programacao-completa/
Texto: Yago Monteiro, estagiário da CCS/UFRRJ.
Fotos: Yago Monteiro e Douglas Colarés, estagiários da CCS/UFRRJ.