Portal UFRRJ > INSTITUCIONAL > Notícia Destaque > UFRRJ dá início a uma parceria com a Sociedade Nacional de Agricultura (SNA)
UFRRJ dá início a uma parceria com a Sociedade Nacional de Agricultura (SNA)
Acadêmico | 07/03/2024 - 13:53
A UFRRJ firmou, nesta quarta-feira (06/03), um Memorando de Entendimentos com a Sociedade Nacional de Agricultura (SNA). O documento visa dar início a uma cooperação técnico-científica entre as instituições.

O presidente da SNA e o reitor Roberto Rodrigues assinam Memorando de Entendimentos entre as instituições.
A Sociedade Nacional de Agricultura é uma entidade de utilidade pública, fundada em 1897, no Rio de Janeiro, com finalidades educacionais e voltada para o desenvolvimento do agronegócio brasileiro. A celebração do Memorando de Entendimentos com a UFRRJ, nesta última quarta-feira (06/03), tem como objetivo realizar iniciativas voltadas ao apoio tecnológico mútuo para o desenvolvimento de produtos oriundos da biodiversidade brasileira. Almeja-se, com isso, a ampliação das pesquisas nas áreas do agronegócio e da biodiversidade.
“O Memorando de Entendimentos é um documento que a Universidade firma previamente quando a Instituição tem interesse numa parceria de projetos futuros com outra instituição”, explica Ana Cristina, do Núcleo de Acordos de Cooperação da Coordenadoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais da UFRRJ.
O presidente da SNA, Antonio Alvarenga, e o reitor da UFRRJ, professor Roberto Rodrigues, assinaram o documento na sede da sociedade, no centro do Rio de Janeiro.
Tradição unida à Tecnologia: SNA abriga uma incubadora de startups

No centro, o presidente da SNA, Antonio Alvarenga, e o reitor da UFRRJ, professor Roberto Rodrigues. À esq., Leonardo Alvarenga, CEO da Snash, e a docente Érica Guerra e o diretor técnico da SNA, Frederico Price Grechi.
A parceria com a SNA pode ir além das pesquisas nas áreas do agronegócio e da biodiversidade. Isso porque a sede da instituição abriga uma incubadora de startups. Segundo o site da instituição, “o SNASH é um ecossistema de inovação focado no Agro, Bioeconomia e Sustentabilidade e tem como missão conectar startups, grandes empresas, investidores, governo e institutos de pesquisa para impulsionar a inovação, desenvolver soluções e alavancar seus negócios”.
Convidado para conhecer o espaço, o reitor Roberto Rodrigues ressaltou que a Agência de Inovação da UFRRJ pode iniciar um diálogo com o SNASH/SNA para, no futuro, firmar projetos e estreitar laços com a incubadora.
Leonardo Alvarenga, à frente do hub de startups, explica sobre a abrangência dos projetos que ali ganham vida. “Temos o agro, mas também biotecnologia, meio ambiente, sustentabilidade, economia do mar, economia azul, energia renovável, fintechs de modo geral, saúde, educação. Então temos agro e setores correlatos também, como logística, que tem tudo a ver com agro, ciência de dados que também pode ter correlação com o agro”, explica Alvarenga.

O jovem Gabriel Lysias, que conduz uma startup de produção de bioplásticos.
No espaço, alguns jovens trabalhavam em seus projetos, entre eles, Gabriel Lysias, que conduz uma startup de produção de bioplásticos. Lysias mostrou um copo produzido a partir da semente do açaí. “É compostável, não tem nada tóxico, nada petroquímico e, em até 154 dias, vira adubo para o solo”, explica.
Também ocupando um dos espaços do hub de startups está a BioHop, que tem sede na UFRRJ e é a primeira biofábrica voltada exclusivamente para a produção de mudas de lúpulo no país e única a disponibilizar serviços de eliminação de patógenos. A ideia é que mais empresas como ela ocupem o espaço e façam parte deste ecossistema.
Na cerimônia de assinatura do Memorando de Entendimentos também estiveram presentes Ana Cristina Oliveira, da Coordenadoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais da UFRRJ; Christianne Perali, coordenadora-geral dos cursos superiores de Tecnologia da SNA Digital; Daniela Grechi, analista do Ministério Público Federal em Caxias do Sul (RS); Érica Guerra, docente do ITR/UFFRJ; Fernanda Barbosa, coordenadora de Comunicação Social da UFRRJ; Frederico Grechi, diretor técnico da SNA; Hélio Sirimarco, vice-presidente da SNA; Leonardo Alvarenga, CEO do Snash/SNA; Rui Otávio Andrade, diretor da SNA Digital; Sylvia Wachsner, diretora do CI Orgânicos da SNA; Thomas Tosta de Sá, diretor da SNA; e Luiz Octavio Pires Leal, membro da Academia Nacional de Medicina Veterinária, formado pela UFRRJ.
Texto e Fotos: Fernanda Barbosa, jornalista e coordenadora da CCS/UFRRJ
Notícias Relacionadas