Você sabia que a história da UFRRJ se inicia com um Decreto do então presidente Nilo Peçanha, publicado em 20 de outubro de 1910, que criou a Escola Superior de Agricultura e Medicina Veterinária (Esamv)? O documento estabeleceu as bases do ensino agropecuário no Brasil e deu origem ao que, futuramente, seria a nossa Universidade Rural.
A primeira sede da Esamv foi na cidade do Rio de Janeiro, no palácio do Duque de Saxe, bairro do Maracanã, onde hoje funciona o Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet).
Foram muitas mudanças de sede até que, em 1934, a Esamv foi dividida em três instituições: Escola Nacional de Agronomia (ENA), Escola Nacional de Veterinária (ENV) e Escola Nacional de Química.
Em 1943, um novo decreto reuniu a ENA e a ENV em uma só instituição. Nascia então a Universidade Rural. Em 1948, seu câmpus foi transferido para as margens da antiga Rodovia Rio-São Paulo (hoje BR-465), atual câmpus Seropédica.
Vinte anos depois, em 1963, a Universidade Rural passou a chamar-se Universidade Federal Rural do Brasil. A atual denominação somente foi formalizada com um decreto de 1967, quando então ganhou a denominação de Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).
Para saber mais detalhes da história de nossa instituição, visite https://institucional.ufrrj.br/ccs/historia-da-ufrrj/