Pesquisa, inovação e desafios ambientais. Na última sexta-feira (11/10), a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro promoveu o encerramento da Reunião Anual de Iniciação Científica (RAIC) e da Reunião Anual de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (RAIDTec) com um evento no auditório Hilton Salles. O último dia de atividades contou com a premiação dos melhores trabalhos em exposição e uma palestra do professor Luiz Jardim Wanderley (UFF), acerca do tema: “Transição desigual: as violações da extração dos minerais para a transição energética no Brasil”.
A RAIC e a RAIDTec, mais uma vez, tomaram os espaços da UFRRJ com exposições de iniciações científicas e projetos dos alunos destaques e o sucesso foi imediato. Este ano, o evento teve como tema a “transição energética e os impactos ambientais e sociais para a sociedade”, servindo de norte para a divulgação de pesquisas e atividades produzidas ao longo do ano. “Foi uma semana bem corrida, bem intensa e de muito trabalho. Foram cerca de 1690 inscritos e 891 trabalhos, então eu só tenho a agradecer a todos que fizeram o evento acontecer”, ressaltou Daniela Cosentino Gomes, professora do Departamento de Bioquímica (IQ/UFRRJ), além de coordenadora geral do evento.
O encerramento da edição 2024 teve uma palestra que lotou o auditório Hilton Salles, no famoso P1 do câmpus Seropédica. O professor palestrante Luiz Jardim Wanderley, da Universidade Federal Fluminense (UFF) , enfatizou a discussão sobre a transição energética e ressaltou a relevância da conscientização dos presentes sobre o assunto. Ao fim da apresentação, o docente expandiu o debate respondendo perguntas do público presente.
A cereja do bolo ficou por conta da premiação dos melhores trabalhos da RAIC e da RAIDTec, onde os contemplados foram divididos por áreas de pesquisa. Além disso, foram premiados trabalhos dos mais diferentes câmpus da UFRRJ, sendo eles: Seropédica, Nova Iguaçu, Três Rios e Campos de Goytacazes. “A RAIC é um evento que traz um grande holofote à questão da discussão da pesquisa no Brasil, principalmente na Baixada Fluminense. Ganhar um prêmio é um grande incentivo para continuarmos estudando, pesquisando e se envolvendo em atividades como essa”, disse Gabriel de Souza Roriz, aluno de engenharia agrícola e ambiental, premiado pelo trabalho em grupo que carregou o tema “Construção e acurácia de balança para monitoramento diário da evapotranspiração em cultivo de plantas em vaso”.
Premiação dos Grupos do Programa de Educação Tutorial (PET)
Em 2024, a RAIC/RAIDTec passou a receber os trabalhos de pesquisa desenvolvidos no âmbito dos Grupos do Programa de Educação Tutorial do MEC, com financiamento de bolsas e custeio pelo FNDE. Nesta 1ª premiação de trabalhos na dimensão de Pesquisa do PET na UFRRJ, foram estes os resultados:
O trabalho “HISTÓRIAS NÃO CONTADAS DA MATEMÁTICA COM O PETMAT”, de autoria de “Eulina Coutinho Silva do Nascimento, Gisela Maria da Fonseca Pinto, Marcos Pecly Menezes Filho, Vinícius Carneiro Araújo, Vinícius Souza Pontes” recebeu Menção Honrosa na categoria Educação Tutorial PET – PET Cursos (PET – Matemática);
O trabalho “SISTEMA DE MEDIÇÃO ORIGINAL DE BAIXO CUSTO PARA CARACTERIZAR SUPERCONDUTORES: CONCLUSÃO DA FASE 1 DO PROJETO (DIMENSIONAMENTO, CONSTRUÇÃO E TESTE DE CONCEITO)”, de autoria de “Marcelo de Azevedo Neves, Derek Dorbação de Araújo, Ellan Carla de Almeida, Isabella Lima Gorges, João Pedro de Macedo Lourenço, Letícia Cristina Freitas Martins, Luis Felipe Viana Bernardes, Matheus Cotta da Silva, Miguel Andrade Garcia, Tainara de Azevedo Silva” recebeu o Prêmio de Melhor Trabalho na categoria Educação Tutorial PET – PET Cursos (PET – FÍSICA);
O trabalho “RESSIGNIFICANDO IMPRESSÕES SOBRE ESPAÇOS GEOGRÁFICOS: CARACTERÍSTICAS TERRITORIAIS, SOCIAIS E CULTURAIS EM JOGOS EXPERIMENTAIS COM CARTAS”, de autoria de “Simone Mattos Guimarães Orlando, Pedro Victor Regazeo Pitassi, Leonardo Souza da Silva, Juliana Vieira Paulino, Carles André da Silva Chaves” recebeu o Prêmio de Melhor Trabalho na categoria Educação Tutorial PET – PET Conexões de Saberes;
O trabalho “INCLUSÃO E PLURALIDADE COMO ALCANCE DOS DIREITOS SOCIAIS”, de autoria de “Edilene Santos Portilho e Maria Eduarda Guimarâes Menegildo” recebeu Menção Honrosa na categoria Educação Tutorial PET – PET Conexões de Saberes.
O PET é constituído por grupos organizados a partir de cursos de graduação das instituições de ensino superior (IES) do País, orientados por lei pelo princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. O programa está vinculado à Pró-Reitoria de Graduação e dele fazem parte duas importantes instâncias: o Fórum dos Grupos PET e o Comitê Local de Acompanhamento e Avaliação. Atualmente, contamos com 14 grupos PET com funcionamento autorizado pelo MEC, distribuídos nos 03 câmpus da UFRRJ: seis de abrangência “interdisciplinar” e oito de abrangência “curso específico”.
Fechada mais uma edição dos eventos, a expectativa é pelo seguimento do trabalho e por melhorias para as próximas edições: “O objetivo é melhorar ainda mais a adesão, transformar as palestras em carga horária de extensão e tentar colocar a RAIC no calendário da Universidade. Ficamos muito felizes de ver a vontade dos alunos em buscarem o prêmio e de se empenharam em projetos tão interessantes. É um evento feito para eles e essa é a materialização do trabalho dos nossos alunos”, destacou Daniela.
Texto e fotos: Rafael Gutierrez, bolsista de Jornalismo da CCS/UFRRJ, com informações dos Grupos do Programa de Educação Tutorial da UFRRJ
Edição e publicação: Fernanda Barbosa, jornalista e coordenadora da CCS/UFRRJ