Em novembro de 2024, a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) realizou pela primeira vez a Semana Global de Empreendedorismo (SGE), um movimento mundial criado em 2007 com o objetivo de fortalecer a cultura empreendedora, inspirando e conectando pessoas em todo o mundo. Desde sua primeira edição, em 2008, a iniciativa cresceu e hoje mobiliza milhões de participantes em milhares de atividades.
Na UFRRJ, o evento foi conduzido pelas turmas de Laboratórios de Novos Modelos de Negócios, disciplina extensionista do curso de Administração, sob a supervisão das professoras doutoras Patrícia Leite e Alessandra Cassol, ambas lotadas do Departamento de Ciências Administrativas, com formação acadêmica em Administração e experiência em gestão e desenvolvimento empresarial.
Durante os dias 11, 12 e 13 de novembro, os alunos do 4º período do curso de Administração, dos turnos matutino e noturno, foram protagonistas da organização do evento, aplicando seus conhecimentos acadêmicos em um ambiente prático e dinâmico.
Para melhor organização, os discentes foram divididos em setores de atuação como: Atividade econômica e da Dinâmica do Mercado, Planejamento de Marketing, Planejamento da Produção, Plano da Estrutura Organizacional e dos Sistemas Administrativos e Planejamento Financeiro. Os estudantes tiveram a oportunidade de gerenciar um evento e trabalhar em equipe, adquirindo experiência única durante a graduação.
Segundo Patrícia Leite, coordenadora do evento: “ O principal objetivo foi envolver os alunos no processo de organização do evento, para que pudessem aplicar o conhecimento acadêmico de forma prática, além de fortalecer a conexão entre a universidade e os empreendedores de Seropédica. Os alunos tiveram a oportunidade de se engajar diretamente na logística e execução da SGE, o que proporcionou um aprendizado valioso sobre o planejamento e gestão de eventos. Além disso, tivemos a participação ativa de empresários locais, que não só marcaram presença na Semana Global, mas também na Feira de Empreendedorismo, compartilhando suas histórias, desafios e experiências com a comunidade acadêmica. Foi uma oportunidade única de fomentar o empreendedorismo local e abrir as portas da universidade para o ecossistema de negócios da região. O evento foi um verdadeiro ponto de encontro entre o saber acadêmico e as práticas empresariais reais, e o resultado foi uma troca de experiências muito produtiva para todos. Foi um trabalho colaborativo, e acredito que conseguimos alcançar nossos objetivos de estimular o espírito empreendedor e fortalecer os laços entre a UFRRJ e Seropédica”.
A programação incluiu palestras que enriqueceram o debate sobre empreendedorismo, oficinas práticas e uma feira de negócios. Este último evento destacou-se por promover networking e valiosas trocas de experiências entre alunos, projetos de extensão, empreendedores e clientes da Baixada Fluminense, contribuindo para o fortalecimento do comércio local.
As palestras contaram com a participação de especialistas e profissionais de destaque em diversas áreas do empreendedorismo, abordando temas como Empreendedorismo Digital e Negócios do Futuro, Desenvolvimento Humano e Organizacional, A Potência Empreendedora das Comunidades Cariocas e a Tríplice Hélice como fomentadora da Cultura Empreendedora. Os palestrantes compartilharam suas trajetórias, desafios enfrentados em experiências anteriores e dicas valiosas para quem deseja iniciar ou expandir seus empreendimentos, oferecendo aos participantes insights que vão além da teoria.
As oficinas, por sua vez, foram projetadas para estimular o aprendizado prático. Divididas por temas específicos, as atividades proporcionaram aos participantes a experiência de resolver problemas reais enfrentados por empreendedores, como Pensamento Estratégico, Elaboração de Pesquisas de Mercado e o Planejamento da Abertura de um Negócio. Cada oficina foi conduzida de forma interativa e dinâmica, permitindo que os participantes aplicassem as metodologias aprendidas e recebessem feedback imediato dos instrutores.
Segundo Alessandra Cassol, coordenadora do evento: “O propósito em promover a SGE é estimular e inspirar indivíduos a descobrir e explorar o seu potencial empreendedor, incentivando a criação de novos negócios e soluções inovadoras. Além disso, buscamos impulsionar o desenvolvimento econômico e social das cidades da Baixada Fluminense, fomentando uma cultura de empreendedorismo que gere empregos, fortaleça a economia local e contribua para a melhoria da qualidade de vida das comunidades. Queremos transformar a Baixada Fluminense em um polo de inovação e oportunidade, onde cada pessoa possa perceber o seu potencial e, com isso, contribuir para o crescimento sustentável e inclusivo da região”.
A realização da SGE na UFRRJ reforçou o compromisso da universidade em alinhar a formação acadêmica de qualidade às demandas do mercado. O evento consolidou a conexão entre a instituição e a comunidade empreendedora, visando promover um desenvolvimento econômico e social da região da Baixada Fluminense do Rio de Janeiro ao promover uma integração entre os estudantes e o setor de negócios, podendo gerar cada vez mais impactos positivos para a comunidade.
Texto: Aimée Oliveira e Julia Gonçalves, estudantes do curso de Administração da UFRRJ.
Revisão: Profa Patrícia Leite.