O câmpus Campos dos Goytacazes (CCG) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) foi o local do VII Seminário da Cana-de-açúcar nos dias 25 e 26 de outubro. Organizado pela Associação Norte Fluminense dos Fornecedores de Cana (Asflucan), com apoio do CCG, o evento reuniu mais de 200 participantes, incluindo fornecedores, empresários do setor sucroenergético e pesquisadores, proporcionando um espaço para discutir inovações e tecnologias no cultivo da cana-de-açúcar.
O seminário contou com a ministração de palestras de nomes conhecidos no cenário nacional, como Alexandre Alonso (Chefe Geral da Embrapa Agroenergia), Antônio de Pádua (diretor da União da Indústria de Cana-de-Açúcar), Luis Claudio Silveira (Pesquisador da RIDESA/UFV), Josil de Barros (Pesquisador da RIDESA/UFRRJ), Bernardo Yasuhiro Ide (Consultor da CANAPLAN), José Antônio Bressiani (Diretor da Nuseeds Brasil), Arthur Cardoso (LAM Agroscience) e Carlos Frederico Veiga (Vice-presidente da Asflucan).
As discussões abordaram temas relevantes, incluindo as novas tecnologias nas lavouras e os desafios futuros do setor sucroenergético. Tito Inojosa, presidente da Asflucan, ressaltou a importância da parceria com a Universidade Rural, destacando a aplicação prática das tecnologias nas lavouras, como a utilização de drones na aplicação de herbicidas. Com demonstrações práticas, palestras de especialistas e um foco na colaboração entre produtores e pesquisadores, o VII Seminário da Cana-de-açúcar proporcionou uma oportunidade valiosa para a troca de ideias e perspectivas no setor sucroenergético, marcando um ponto importante no calendário do agronegócio local.
Por Willian Pereira, engenheiro agrônomo e coordenador do PMGCA/RIDESA.