Universidade coordena iniciativa submetida ao programa CAPES Global.edu, voltada à internacionalização da pós-graduação

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (PROPPG/UFRRJ) apresentou, no último dia 30 de outubro, proposta para participar do edital nº 13/2025 do Programa Redes para Internacionalização Institucional – CAPES Global.edu. A iniciativa, voltada ao fortalecimento da presença internacional da ciência brasileira, busca estimular parcerias entre instituições de ensino e pesquisa dentro e fora do país, além de reduzir assimetrias regionais no Sistema Nacional de Pós-Graduação.
A proposta da UFRRJ prevê a coordenação da Rede UniClima Global – Cooperação Internacional no Enfrentamento às Mudanças Climáticas, que reúne a Universidade Estadual de Roraima (UERR), a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), a Universidade Federal de Goiás (UFG), o Instituto Federal Goiano (IF Goiano) e a Universidade Federal da Fronteira do Sul (UFFS).
A rede está estruturada em três eixos temáticos: Sistemas Agrícolas, Recursos Hídricos e Manejo Sustentável do Solo; Saúde Única e Resiliência dos Sistemas Biológicos; e Governança Climática, Inovação Social e Desenvolvimento Territorial.
A elaboração da proposta foi coordenada pelo pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFRRJ, José Luis Luque, e pela coordenadora de Relações Internacionais e Interinstitucionais, Shana Mattos, com apoio técnico da PROPPG e da Corin. Participaram do processo os professores Leandro Azevedo Santos e Marcos Gervásio Pereira, do Programa de Pós-Graduação em Agronomia – Ciência do Solo; Huarrisson Azevedo Santos e Patrícia Silva Gôlo, do Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias; e Ana Saggioro Garcia, Maria Villarreal Villamar e Priscila Delgado de Carvalho, do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade (CPDA), em articulação com os programas de pós-graduação das instituições parceiras.
Segundo Luque, “a proposta marca um avanço para a UFRRJ e para as universidades associadas, ao consolidar uma internacionalização cooperativa voltada ao desenvolvimento sustentável. O edital CAPES Global.edu é uma oportunidade estratégica para fortalecer redes de excelência científica”, afirmou o pró-reitor, que destacou o empenho da equipe envolvida no projeto. “Agradeço à equipe pelo empenho e espírito colaborativo que permitiram posicionar a UFRRJ como referência nacional no enfrentamento das mudanças climáticas”, concluiu.
Além da coordenação da Rede UniClima Global, a UFRRJ também integra, como instituição associada, proposta submetida pela Universidade Federal de Goiás (UFG), por meio da colaboração de cinco programas de pós-graduação da Rural.
O resultado da seleção do programa CAPES Global.edu está previsto para janeiro de 2026.
Texto: Jonathan Monteiro, jornalista e bolsista de Jornalismo da PROPPG/CCS.
Imagem: Divulgação/Rede UniClima e Divulgação/Capes