Chegada de novos integrantes da Universidade foi celebrada com evento de acolhimento e capacitação no Salão Verde do Instituto de Veterinária (IV)
Novos rostos para novas histórias. Em tempos de renovação, a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) abriu suas portas, no dia 7 de junho, para a chegada de novos servidores técnico-administrativos. As boas-vindas vieram através de um evento realizado no Salão Verde do Instituto de Veterinária (IV), em cerimônia organizada pela Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progep) por meio da Coordenação de Desenvolvimento de Pessoas (Codep).
Após uma espera de mais de três anos entre a abertura do concurso, em 2019, até a chegada dos novos integrantes do quadro técnico da Universidade, a integração finalmente foi feita. Por conta da chegada da pandemia de covid-19, o concurso foi suspenso e só pôde acontecer em 2022. O período de pausa, entretanto, abriu espaço para a inserção de mais vagas, totalizando 41, mais do que o dobro das 19 originais.
As boas-vindas para os novos integrantes da família Rural não poderia ser feita de qualquer maneira e a Progep juntamente da Codep organizaram um diferenciado tratamento para o momento de recepção. “A nossa expectativa é de que os novos servidores tragam a tão chamada renovação para setores que estavam muito deficitários por conta de diversas questões internas que prejudicaram a qualidade do serviço”, destacou Miliane Moreira Soares de Souza, pró-reitora de Gestão de Pessoas.
O evento contou com a presença do reitor Roberto de Souza Rodrigues e do vice-reitor Cesar Augusto Da Ros. Além deles, o Salão Verde ficou tomado pela presença do corpo de coordenadores, representantes técnicos e representantes discentes da Rural, além, é claro, dos novos servidores. Após o momento de acolhimento e de apresentações, houve uma trilha de aprendizagem de capacitação interna, com oficinas de ambientação e bases para a comunicação institucional de excelência. “Com certeza um momento muito significativo para a Progep, para a Reitoria, todas as coordenações presentes, representantes técnicos, discentes… A Universidade ansiava por esse momento de renovação”, valorizou Miliane.
Para os novos servidores, o período entre a inscrição para a prova e a realização da mesma foi tão aguardado quanto o resultado final. A expectativa gerada somente aumentou com as esperanças de uma nova história e dos 41 chamados, 41 foram os que demonstraram interesse em seguir para a vaga. “É de suma importância que a gente se sinta bem recebido para nos sentirmos parte de um processo e possamos agregar o máximo possível. Dentro da minha experiência profissional como servidor público em diferentes órgãos, nunca fui tão bem recebido como aqui na Rural”, apontou Pablo Tinoco, novo assistente administrativo na Prefeitura Universitária.
Dada a largada para a nova leva de servidores da Universidade, o processo de transição já vem sendo feito a fim de uma integração para os melhores resultados possíveis. “Trouxe um sentimento de maior pertencimento à instituição, de recepção e um acolhimento. Minhas expectativas são as melhores possíveis para construir um bom futuro aqui e ver que a Universidade dá o suporte para isso é melhor ainda”, completou Felipe Araujo, novo assistente administrativo da UFRRJ.
Além do evento de boas-vindas, outras ações foram realizadas pela Progep ao longo do mês de junho, como a Oficina de Ambientação do Serviço Federal, o curso Sistema Integrado de Gestão (SIG) na prática e o curso Comunicação institucional: do formal ao informal.
Por Rafael Gutierrez, bolsista de Jornalismo sob supervisão da Coordenadoria de Comunicação Social (CCS/UFRRJ).