As boas-vindas para o período 2024.2 aconteceram nesta segunda-feira, dia 19 de agosto, com a tradicional aula inaugural. Dialogando sobre atualidades e expandindo o repertório sociocultural dos presentes no Auditório Gustavão, em Seropédica, o tema da aula foi a “Cultura Digital e Inteligência Artificial” com a palestrante Ivana Bentes, pró-reitora de Extensão da UFRJ. O dia ainda teve a apresentação da reitoria da Universidade Rural e apresentações de dança.
O início desta semana marca também o início de mais um período letivo da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e, consequentemente, da chegada de novos calouros ao ambiente universitário. Pensando nisso, a aula inaugural promoveu a maior integração dos novos alunos e o fortalecimento de laços com aqueles que já tanto preenchem os espaços da Rural. Sob os novos olhares de um Gustavão lotado, o reitor Roberto Rodrigues destacou o poder transformador dos alunos na sociedade e valorizou a defesa da Universidade pública e de qualidade.
Para aquecer as mentes e impulsionar o início das atividades acadêmicas, o tema da aula inaugural foi sobre atualidades com a discussão sobre “Cultura Digital e Inteligência Artificial”. Com um vasto currículo acadêmico e profissional, quem discorreu sobre o assunto foi Ivana Bentes, doutora em Comunicação, professora titular e Pró-Reitora de Extensão da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
“As pessoas acham que a comunicação é só um meio, mas na verdade ela impacta na vida e na profissão, por isso é tão importante falar sobre. Precisamos aprender a lidar com a comunicação, sermos mais do que usuários. A Universidade Pública é um portal mágico e fiquei muito feliz com a recepção e por ver esses olhinhos brilhando”, exaltou Bentes.
Por fim, o evento teve mais uma amostra do que se faz no ambiente universitário: muitas formas de extensão. Nesse sentido, se apresentaram grupos da Cia de Dança da UFRRJ e do Centro de Arte e Cultura (CAC). Dessa forma, o período foi aberto para mais um capítulo acadêmico da Universidade Rural.
Texto: Rafael Gutierrez, bolsista de Jornalismo da CCS/UFRRJ
Fotos: Nicole Lopes, bolsista de Jornalismo da CCS/UFRRJ
Edição e publicação: Fernanda Barbosa, jornalista e coordenadora da CCS