Uma pesquisa desenvolvida por agrônomos do Câmpus Campos dos Goytacazes (CCG) da UFRRJ conquistou o 1° lugar como melhor trabalho científico no VIII Simpósio Tecnologia de Produção de Cana-de-Açúcar. Intitulado “Desenvolvimento inicial da cana-de-açúcar em função de diferentes métodos de propagação”, o estudo é de autoria de Paulo Henrique Borgati Chrisostomo, Willian Pereira, Tamys Luiz Fernandes, Gustavo Cardoso de Oliveira Dias e Antônio de Amorim Brandão.
O Simpósio foi realizado entre os dias 12 e 14 de julho, em Piracicaba/SP. Nessa edição, o evento contou com cerca de 650 participantes e abordou as perspectivas para o cenário econômico e importância do setor para a sociedade. Também foram tratados temas como fertilidade do solo e adubação, manejo do canavial e inovações tecnológicas.
De acordo com Willian Pereira, o trabalho desenvolvido pela equipe do CCG teve como objetivo avaliar diferentes métodos de propagação no desenvolvimento inicial da cana-de-açúcar e obteve ótimos resultados. “Atualmente, a instalação do canavial está entre os principais componentes do custo de produção da cultura”, explicou Pereira. “Além disso, a longevidade dos canaviais e a redução do custo por tonelada de cana produzida estão diretamente relacionadas com a formação de viveiros, manejo varietal, cuidados fitossanitários adequados e qualidade de mudas utilizadas para a multiplicação de viveiros”.
Para os autores, aperfeiçoar os métodos de propagação da cana-de-açúcar é essencial para a manutenção da competitividade do setor, visto que leva a redução de custos e o aumento lucratividade.
Coordenadoria de Comunicação Social (CCS), com informações do CCG/UFRRJ