Com 106 jogadores, a primeira edição do evento promovido pelo projeto Programa Esporte para a Vida Toda une estudantes, professores e a comunidade.
O som característico das raquetes rebatendo a bola ecoou de forma especial no câmpus da UFRRJ entre os dias 13 e 15 de agosto. Mais do que um simples barulho esportivo, ele representou a vibrante consolidação do tênis em Seropédica. A quadra 1 da Universidade foi o palco do Torneio de Tênis organizado pelo Programa Esporte para a Vida Toda (Previt), uma iniciativa que une os três pilares universitário, ensino, pesquisa e extensão, através do núcleo Preparando para o Futuro, e está transformando a relação da cidade com a modalidade.
O evento reuniu 106 participantes em um ambiente de disputas acirradas nas categorias individuais (masculino e feminino) e de duplas (masculina, feminina e mista). Sob o comando do professor Wanderlei Pacheco, do Departamento de Educação Física e Desportos (DEFD), a arbitragem ficou a cargo dos bolsistas do curso de Educação Física, que tiveram a oportunidade de aplicar seus conhecimentos na prática, um dos pilares da formação na Rural.
Na categoria mais disputada, a Individual Avançado Masculino, o título ficou com um talento de casa: Lucas Rabello, bolsista e graduando que participa ativamente do projeto. Ele atribui sua evolução diretamente à qualidade do programa. “O projeto tem sido bem construtivo”, destacou o campeão, ressaltando o papel do professor Wanderlei e o alcance da iniciativa. “Ele traz diversos moradores de Seropédica para jogar tênis e outras modalidades ofertadas pelo PREVIT”.
Segundo o Supervisor de Núcleo da UFRRJ, João Lemos, “O torneio do Previt mostrou a importância do esporte aqui na Rural. O tênis, em especial, tem impactado a vida do ruralino e do morador de Seropédica, oferecendo oportunidade de lazer, saúde e integração.” Lemos finaliza “essa iniciativa reforça como o esporte pode ser uma ferramenta de transformação e pertencimento”.
A ponte entre a academia e a comunidade veio com a vitória de Marcio Felipe. O morador de Seropédica não só levantou o troféu da categoria Individual Intermediário, como protagonizou um dos momentos mais simbólicos do torneio: foi presenteado com uma raquete nova pela professora Eliza Prodel (DEFD), um gesto que traduz o espírito de colaboração e incentivo que o programa cultiva.
O brilho do corpo discente também foi notável. A estudante de Engenharia Química, Juliah Estrela, confirmou sua excelente fase e, ao lado da parceira Isabella Teixeira, conquistou o título de Duplas Femininas. A vitória se soma a outra grande atuação recente de Juliah, o vice-campeonato na tradicional Taça Ruralina, demonstrando a consolidação dos atletas formados no ambiente universitário.
Ao fim dos três dias de competição, o Torneio de Tênis do Previt se consagrou não apenas pelos jogos de alto nível, mas por sua capacidade de fortalecer laços e reafirmar a UFRRJ como um polo de desenvolvimento esportivo, social e humano. Mais do que campeões, o projeto forma cidadãos e mostra que o investimento no esporte é um saque certeiro para o futuro.
Texto: João Vitor Freitas, jornalista e bolsista de Comunicação da Prograd/CCS
Imagem: Marcelle Jourdan, bolsista graduando do PREVIT, @marcellej_fotos