As atividades da 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) da UFRRJ seguiram com força total nesta quinta-feira, 23 de outubro, reunindo estudantes, professores, pesquisadores e visitantes em um dia repleto de demonstrações, oficinas e trocas de conhecimento no Pavilhão Central (P1) e em seu entorno.
Logo na entrada, em frente ao P1, quem passava era convidado a conhecer o trabalho do Controle de Qualidade da Água da Cedae, que levou à SNCT uma demonstração interativa sobre erosão e recarga hídrica. Por meio de uma caixa de erosão (simulador erosivo), os cientistas da empresa mostraram, em tempo real, como a presença da mata ciliar influencia diretamente a qualidade da água dos rios.
A exibição chamava atenção para os prejuízos do desmatamento e a importância da preservação das florestas para evitar assoreamento e perda da vazão dos mananciais. Segundo Wanderson Lima, biólogo da Cedae, “o objetivo é estreitar o contato da empresa com a população acadêmica e geral. A Cedae tem hoje um foco ambiental e entende que não dá conta dessa missão sozinha. É um trabalho que precisa da participação da sociedade”.
A demonstração foi conduzida por Wanderson e por Liliane Dias de Oliveira, farmacêutica e biotecnóloga da companhia.


Dentro do P1, o público foi recebido por uma série de atividades. No primeiro andar, as alunas de Geografia apresentavam as pesquisas desenvolvidas pelo Laboratório Integrado de Geografia e Física Aplicada (Liga), com mapas, atlas e materiais em braile. Um dos destaques era um mapa sobre o papel do Jardim Botânico da UFRRJ no clima local, que analisa se o espaço exerce influência no campo térmico da região.
A estudante Gabriele Rodrigues, explicou que a proposta era mostrar a diversidade do curso: “Queremos que as pessoas vejam que a Geografia vai muito além da licenciatura. Ela está presente no nosso cotidiano e tem inúmeras possibilidades de atuação”.
As alunas estavam acompanhados pelos professores Gustavo Mota e Thiago Marino.


Logo ao lado, estudantes de Medicina Veterinária apresentavam o projeto LINFEC – Liga Acadêmica de Doenças Infecciosas, com brincadeiras e atividades educativas para conscientizar o público sobre o que são as doenças infecciosas, como se transmitem, seus sintomas e formas de tratamento. A proposta era aproximar o conhecimento científico do público de forma leve e interativa. O grupo contou com o apoio do professor Cleyton Gitti.

Também no primeiro andar, alunos de Medicina Veterinária, Zootecnia, Farmácia e Biologia se reuniram para apresentar o projeto de extensão LiHisto – Liga Acadêmica de Histologia Aplicada. O espaço encantou os visitantes com demonstrações em microscópios, permitindo observar tecidos nervosos, como a medula espinhal e o cerebelo.
Além de observar, quem passava podia participar de um quiz interativo sobre o tema. A estudante Carolina Loureiro contou que o objetivo era “mostrar que a histologia é algo que qualquer pessoa pode aprender, mesmo que não faça parte do meio acadêmico. A partir de uma brincadeira, é possível entender mais sobre o corpo humano e despertar o interesse pela ciência”.
O projeto é coordenado pelo professor Marcos Antônio José dos Santos, docente de Histologia.


Encerrando as atividades do dia, os estudantes dos cursos de Medicina Veterinária e Biologia apresentaram o projeto “Imuno Ensinando”, voltado à conscientização sobre o funcionamento das vacinas e à prevenção de doenças como o HPV. A oficina contava com jogos e materiais explicativos para ajudar o público a entender como as vacinas são produzidas, como atuam no organismo e por que são tão importantes para a saúde pública.
A professora Débora Regina, de Medicina Veterinária, acompanhou o grupo.


O evento se encerra nesta sexta-feira, 24 de outubro, com mais atividades, oficinas e o encerramento oficial da semana.
Acompanhe a cobertura da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) no site: https://snct.im.ufrrj.br/
Texto e fotos: Victória da Silva Conceição, Jornalista e Bolsista da Proext/UFRRJ.
Edição: Michelle Carneiro, CCS/UFRRJ.