A “Tenda dos Saberes”, realizada desde 2023 durante a Semana Rural da UFRRJ, consolidou-se como um espaço de resistência, valorização e visibilidade das culturas tradicionais e originárias. Em 2025, o espaço ampliou sua representatividade ao contar com a presença da etnia Puri, trazendo à tona saberes ancestrais que dialogam com o presente através da agricultura familiar, da oralidade e da experiência vivida.
Na edição deste ano, a oficina de torra artesanal do café, ministrada por Dona Lecy Sant’Ana foi o destaque. Além de apresentar cada etapa do processo de torra — feito sem o uso de tecnologias como eletricidade — Dona Lecy compartilhou com o público sua história de vida marcada por raízes indígenas e vivências ligadas à terra, ao território e à ancestralidade.
A proposta da oficina vai além da técnica. O momento é uma verdadeira roda de conversa e troca de saberes, reafirmando como um espaço de resistência, que resgata, fortalece e projeta os conhecimentos tradicionais.
Durante o evento, cada etapa da torra artesanal do café foi cuidadosamente explicada, desde a seleção dos grãos até o ponto ideal da torra. Ao final, os participantes puderam apreciar uma degustação do café preparado ali mesmo, fortalecendo a conexão entre o saber tradicional e a experiência.
Fotos e Texto: Laís Veiga, estagiária de Jornalismo da CCS/UFRRJ