Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Search in posts
Search in pages
Filter by Categories
A PROEXT
Acesso Rápido RE
Acesso Rápido RU
Ações de Extensão
Almoço
Alojamento e Convivência
ASSUNTOS ADMINSTRATIVOS
ASSUNTOS ESTUDANTIS
ASSUNTOS FINANCEIROS
Atualizações do Diário Oficial
Auditórias Anuais
Banco de Legislação - Financeiro
BIEXT
Bolsas Assuntos Estudantis
Caderno Extensão
Calendário
Câmara de Extensão
Cantinas
Cardápio do Restaurante Universitário
Carga Horária Diretrizes Curriculares
Centro de Memória
Clipping
COAP
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar Graduação
Composição Câmara de Graduação
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Concursos
Contrato de Obras
Coordenações de Curso
CORIN
CPPD
Cursos
Cursos de Pós-Graduação
DAC
DCF
DEL
Deliberações - CPPD
Deliberações CEPE Calendários
Deliberações COAP
Desenvolvimento Institucional
Desjejum
DGCC
Diretrizes Curriculares Nacionais
Diretrizes Gerais
DLI
Documentos Fórum das Coordenações
DPPEx
DRCI
Dúvidas Financeiro
Dúvidas Frequentes RE
Dúvidas Frequentes RU
Dúvidas Monitoria Graduação
Editais
Editais
Editais
Editais
Editais
Editais - Fluxo contínuo
Editais Corin
Editais em Aberto
Editais em Andamento
Editais Fechado
edital
Empresas Juniores
Equipamentos Multiusuários
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe e Contatos
Espaços Físicos Comerciais
Eventos
Eventos Servidor
EXTENSÃO
Extratos de Convênio
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco Imprensa
Fale Conosco PROPLADI
Fapur
Finanças DCF
Formulário Cursos
Formulários - CPPD
Formulários Acadêmicos
Formulários Câmara de Graduação
Formulários COAP
Formulários Cursos Extensão
Formulários DCF
Formulários DGCC
Formulários DP
Formulários Equipe de Trabalho Extensão
Formulários Eventos Extensão
Formulários Monitoria Graduação
Formulários NAAP
Formulários PICDT
Formulários Prefeitura
Formulários Prestação de Contas
Formulários Prestação de Serviços Extensão
Formulários Programas Extensão
Formulários Projetos Extensão
Formulários Publicação Extensão
Formulários STA
Glossário
GRADUAÇÃO
Grupo de Estudo
Grupos PET
Ineagro
Informações para cadastro
informes Mobilidade Acadêmica Intra-campi
Informes Parfor
Informes PET
Iniciação Científica
INSTITUCIONAL
Institucional UFRRJ
Jantar
Jornal da Graduação
Laboratórios
Lato Sensu
Legislação NULEP
Legislação Ouvidoria
Lei Orçamentária Anual
Leis - CPPD
Links
Links
Links Extensão
Links PARFOR
Links Pós-Graduação
Links úteis
Links úteis NULEP
Links Úteis Servidor
Logotipos
Manuais NULEP
Mão de Obra Terceirizada
Militantes
MOBILIDADE INTRA-CAMPI
MOBILIDADE NACIONAL
Mobilidades Estudantil
Normas
Normas Curso
Normas de Extensão
Normas Financeiro
Notícia
Notícia Destaque
Noticia Pós-Graduação
Notícias
Notícias
Notícias
Notícias
Notícias Assuntos Estudantis
Notícias CPPD
Notícias da Extensão
Notícias de Cantinas e Espaços Físicos
Notícias Graduação
Notícias Institucionais
Notícias Orçamento e Finanças
Notícias Prefeitura
Notícias Rural Semanal
Notícias Terceirizados
Outros Contratos
Ouvidoria
PARFOR
PET
Planejamento Institucional
Portarias
Portarias Financeiro
PÓS-GRADUAÇÃO
Práticas Específicas
Pré-Enem Nova Iguaçu
Pré-Enem Seropédica
Prefeitura
Prestação de Contas
Principais Orientações - Coaaf
Principais Orientações - Coapen
Principais Orientações - Cocad
Principais Orientações - Copag
Pró-Reitor de Assuntos Administrativos
Pró-reitor de Assuntos Financeiros
Pró-Reitor PROPLADI
Pró-Reitor(a) de Assuntos Estudantis
Pró-Reitor(a) de Extensão
Pró-Reitor(a) de Graduação
Pró-Reitor(a) de Pesquisa e Pós Graduação
Processo Seletivo Mobilidade Acadêmica Intra Campi
Processo Seletivo Mobilidade Acadêmica Nacional
Processo Seletivo PARFOR
Processo Seletivo PET
PROEXT
Programas
Programas
Projetos encerrados
Projetos vigentes
PROPLADI
Publicações
Publicações Graduação
Quadro de Vagas
Regional ou Cultural
Regulamentos e Regimentos
Reingresso
Reingresso Interno
Reingresso Interno Modalidade
Reingresso Processo Anterior
Reitor
Relatórios DCF
Relatórios de Gestão
Religioso ou Ecumênico
Reopção Cursos
Revista Extensão
Rural Semanal
Secretaria Administrativa
Secretaria de Registros Acadêmicos - Solicitações
Sem categoria
SEMEX
Serviços gerais
Stricto Sensu
Terceirizados
Termo de Colaboração
Termo de Fomento
Transferência Externa
Transferência Interna
Transparência e Prestação de Contas
Treinamentos e Palestras Financeiro
UFRRJ Ciência
Vídeos
Portal UFRRJ > INSTITUCIONAL > Notícia Destaque > Taça Ruralina 2025: 1º Congresso Técnico define parâmetros para edição recorde com 1200 atletas e premiação inovadora

Taça Ruralina 2025: 1º Congresso Técnico define parâmetros para edição recorde com 1200 atletas e premiação inovadora

Arte Cultura e Esportes | 02/06/2025 - 15:40

Comunidade acadêmica e atletas se reúnem para alinhar detalhes da competição que triplicou o número de inscritos e promete agitar a Semana Rural

Comunidade acadêmica e atletas se reúnem para alinhar detalhes da competição que triplicou o número de inscritos e promete agitar a Semana Rural

O Departamento de Esporte e Lazer (DEL) organizou, neste sábado (31/05), o 1º Congresso Técnico da Taça Ruralina, marcando um passo fundamental na preparação para a terceira edição do evento esportivo, que já se consolida como um dos pontos altos da Semana Rural. A mesa diretora do congresso foi composta por Tales Quina, bolsista e organizador do encontro; Thiago Rosa, Diretor do Departamento de Esportes e Lazer (DEL); e João Lemos, coordenador da Taça Ruralina.

O encontro teve como pauta principal o regulamento geral da competição, a conduta esperada de torcedores e das atléticas, além de um espaço dedicado para o esclarecimento de dúvidas. 

A Taça Ruralina deste ano demonstra um crescimento expressivo, com aproximadamente 1.200 jogadores inscritos, praticamente o triplo da edição anterior. Para Thiago Rosa, o número elevado de participantes é o “reflexo do sucesso das últimas duas edições do evento”. As disputas terão início já nesta segunda-feira, 9 de junho, e se estenderão até quarta-feira (11/06), com as quadras externas do DEL sendo utilizadas simultaneamente para as fases classificatórias. A grande final ocorrerá no ginásio de esportes na quinta-feira, 12 de junho, com exceção das modalidades de futevôlei e tênis, que acontecerão em espaços externos.



Houve questionamentos sobre a arbitragem, com observações em edições anteriores. Thiago Rosa, Diretor do DEL, ponderou que “houve a tentativa de buscar arbitragem privada, mas devido o valor elevado do serviço e como o evento é gratuito não conseguimos arcar com os custos”. Por fim, foi apontado que a equipe de arbitragem será composta por graduandos bolsistas do DEL, e uma equipe de primeiros socorros que busca garantir o suporte aos atletas.

Durante o congresso, foi reforçado que apenas os capitães das equipes terão permissão para se dirigir à arbitragem, medida que visa evitar atrasos e garantir o bom fluxo das partidas subsequentes. O dia 31 de maio também marcou a data limite para a oficialização da inscrição das equipes e atletas; aquelas que não enviaram ao menos um representante ao congresso foram desclassificadas.

Diversidade de modalidades

A Taça Ruralina 2025 contará com uma vasta gama de modalidades, buscando atender aos diversos perfis de atletas e garantir disputas emocionantes. Os participantes poderão competir em Futsal masculino, Vôlei masculino e feminino, Basquete 3×3 masculino e feminino, Tênis em duplas masculinas, femininas e mistas, Vôlei de areia masculino e feminino, Futevôlei misto, Handebol masculino e feminino, e Fut7 masculino. Essa variedade promete movimentar as instalações esportivas da universidade.

Premiação e reconhecimento para a melhor torcida

Além da tradicional premiação para a equipe campeã geral da Taça Ruralina, que levará para casa um imponente troféu de 90cm simbolizando a magnitude da conquista, a organização inova ao instituir a Premiação de Melhor Torcida. Este reconhecimento visa valorizar o entusiasmo e o papel fundamental dos torcedores, que transformam os jogos em verdadeiros espetáculos. A cerimônia de premiação está programada para acontecer em um palco especialmente montado para a Taça Ruralina e contará com a presença de um DJ ao vivo. O evento também terá o apoio da RedBull, que fornecerá energéticos para dar um gás extra aos atletas.

Paralelamente à Taça Ruralina, o Diretor do DEL, Thiago Rosa, informou que durante a Semana Rural também ocorrerão a Copa CTUR, organizada pelo Colégio Técnico da UFRRJ com seus alunos, e a Copinha, voltada para escolas de ensino fundamental. Ambos os eventos utilizarão o ginásio de esportes até o dia 11 de junho.

Em uma medida para facilitar a participação da comunidade acadêmica, a reitoria determinou que não haja avaliações durante o período da Semana Rural. As presenças em aula serão flexibilizadas mediante justificativa, e os atletas que competirem na Taça Ruralina deverão apresentar comprovante de participação para terem suas faltas abonadas junto aos professores.

Imagem e texto: João Vitor Carvalho de Freitas, bolsista de Comunicação da CCS atuando junto à Prograd

Notícias Relacionadas

Ir para o conteúdo
Configurações de cookies

Para garantir a melhor experiência ao usuário durante a visita aos nossos sites, a UFRRJ utiliza cookies.

Alguns cookies são estritamente necessários para fornecer funcionalidades essenciais, como sessões de login, e não podem ser desativados. Outros cookies são coletados para melhorar o desempenho do nossos websites e a sua experiência por meio da análise de tráfego. Esses cookies podem também incluir cookies de publicidade, instalados por terceiros, como redes sociais. Seu principal objetivo é integrar conteúdo de mídia social em nossos sites, como plug-ins sociais.

Navegando através do MENU LATERAL, é possível conhecer e gerenciar  as categorias de cookies utilizadas nos sites ufrrj.br

Saiba mais em nossa Declaração de Cookies.