Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Filter by Categories
A PROEXT
Acesso Rápido RE
Acesso Rápido RU
Ações de Extensão
Almoço
Alojamento e Convivência
ASSUNTOS ADMINSTRATIVOS
ASSUNTOS ESTUDANTIS
ASSUNTOS FINANCEIROS
Atualizações do Diário Oficial
Auditórias Anuais
Banco de Legislação - Financeiro
BIEXT
Bolsas Assuntos Estudantis
Caderno Extensão
Calendário
Câmara de Extensão
Cantinas
Cardápio do Restaurante Universitário
Carga Horária Diretrizes Curriculares
Centro de Memória
Clipping
COAP
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar Graduação
Composição Câmara de Graduação
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Concursos
Contrato de Obras
Coordenações de Curso
CORIN
CPPD
Cursos
Cursos de Pós-Graduação
DAC
DCF
DEL
Deliberações - CPPD
Deliberações CEPE Calendários
Deliberações COAP
Desenvolvimento Institucional
Desjejum
DGCC
Diretrizes Curriculares Nacionais
Diretrizes Gerais
DLI
Documentos Fórum das Coordenações
DPPEx
DRCI
Dúvidas Financeiro
Dúvidas Frequentes RE
Dúvidas Frequentes RU
Dúvidas Monitoria Graduação
Editais
Editais
Editais
Editais
Editais
Editais - Fluxo contínuo
Editais Corin
Editais em Aberto
Editais em Andamento
Editais Fechado
Empresas Juniores
Equipamentos Multiusuários
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe e Contatos
Espaços Físicos Comerciais
Eventos
Eventos Servidor
EXTENSÃO
Extratos de Convênio
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco Imprensa
Fale Conosco PROPLADI
Fapur
Finanças DCF
Formulário Cursos
Formulários - CPPD
Formulários Acadêmicos
Formulários Câmara de Graduação
Formulários COAP
Formulários Cursos Extensão
Formulários DCF
Formulários DP
Formulários Equipe de Trabalho Extensão
Formulários Eventos Extensão
Formulários Monitoria Graduação
Formulários NAAP
Formulários PICDT
Formulários Prefeitura
Formulários Prestação de Contas
Formulários Prestação de Serviços Extensão
Formulários Programas Extensão
Formulários Projetos Extensão
Formulários Publicação Extensão
Formulários STA
Glossário
GRADUAÇÃO
Grupo de Estudo
Grupos PET
Ineagro
Informações para cadastro
informes Mobilidade Acadêmica Intra-campi
Informes Parfor
Informes PET
Iniciação Científica
INSTITUCIONAL
Jantar
Jornal da Graduação
Laboratórios
Lato Sensu
Legislação NULEP
Legislação Ouvidoria
Lei Orçamentária Anual
Leis - CPPD
Links
Links
Links Extensão
Links PARFOR
Links Pós-Graduação
Links úteis
Links úteis NULEP
Links Úteis Servidor
Logotipos
Manuais NULEP
Mão de Obra Terceirizada
Militantes
MOBILIDADE INTRA-CAMPI
MOBILIDADE NACIONAL
Mobilidades Estudantil
Normas
Normas Curso
Normas de Extensão
Normas Financeiro
Notícia
Notícia Destaque
Noticia Pós-Graduação
Notícias
Notícias
Notícias
Notícias Assuntos Estudantis
Notícias CPPD
Notícias da Extensão
Notícias de Cantinas e Espaços Físicos
Notícias Graduação
Notícias Institucionais
Notícias Orçamento e Finanças
Notícias Prefeitura
Notícias Rural Semanal
Notícias Terceirizados
Outros Contratos
Ouvidora
Ouvidoria
PARFOR
PET
Planejamento Institucional
Portal do Serividor
Portarias
Portarias Financeiro
PÓS-GRADUAÇÃO
Práticas Específicas
Pré-Enem Nova Iguaçu
Pré-Enem Seropédica
Prefeitura
Prestação de Contas
Principais Orientações - Coaaf
Principais Orientações - Coapen
Principais Orientações - Cocad
Principais Orientações - Copag
Pró-Reitor Adjunto de Assuntos Adminstrativos
Pró-reitor Adjunto de Assuntos Financeiros
Pró-Reitor Adjunto PROPLADI
Pró-Reitor de Assuntos Administrativos
Pró-reitor de Assuntos Financeiros
Pró-Reitor PROPLADI
Pró-Reitor(a) Adjunto de Assuntos Estudantis
Pró-Reitor(a) Adjunto de Extensão
Pró-Reitor(a) Adjunto de Graduação
Pró-reitor(a) Adjunto de Pesquisa e Pós Graduação
Pró-Reitor(a) de Assuntos Estudantis
Pró-Reitor(a) de Extensão
Pró-Reitor(a) de Graduação
Pró-Reitor(a) de Pesquisa e Pós Graduação
Processo Seletivo Mobilidade Acadêmica Intra Campi
Processo Seletivo Mobilidade Acadêmica Nacional
Processo Seletivo PARFOR
Processo Seletivo PET
PROEXT
Programas
Programas
Projetos encerrados
Projetos vigentes
PROPLADI
Publicações
Publicações Graduação
Quadro de Vagas
Regional ou Cultural
Regulamentos e Regimentos
Reingresso
Reingresso Interno
Reingresso Interno Modalidade
Reingresso Processo Anterior
Reitor
Relatórios DCF
Relatórios de Gestão
Religioso ou Ecumênico
Reopção Cursos
Revista Extensão
Rural Semanal
Secretaria Administrativa
Secretaria de Registros Acadêmicos - Solicitações
Secretaria Ouvidoria
Sem categoria
SEMEX
Serviços gerais
Stricto Sensu
Terceirizados
Termo de Colaboração
Termo de Fomento
Transferência Externa
Transparência e Prestação de Contas
Treinamentos e Palestras Financeiro
UFRRJ Ciência
Vice-Reitor
Vídeos Imprensa
Portal UFRRJ > EXTENSÃO > Notícias da Extensão > StoryGirl: projeto da UFRRJ estimula meninas a aprenderem sobre programação de computadores

StoryGirl: projeto da UFRRJ estimula meninas a aprenderem sobre programação de computadores

Texto: Thaís Melo*

Criado no final de 2018, o projeto “StoryGirl: desenvolvimento do pensamento computacional através de histórias” produz materiais educacionais e oficinas que promovem o pensamento computacional para meninas de escolas públicas e privadas. Tudo isso fazendo uso de storytelling (contar uma história por meio de um enredo elaborado, uma narrativa envolvente e recursos audiovisuais).

Quem está à frente do projeto como coordenadora e criadora da iniciativa é a docente Juliana França, do Curso de Sistemas de Informação do Departamento de Computação do Instituto Multidisciplinar (DCOMP/IM). A professora atua na linha de Engenharia de Software e, por trabalhar nessa área, vê como faltam mulheres no mercado de tecnologia e computação. Por isso, o projeto tem como público-alvo as meninas e atende desde as mais novas que ainda estão na educação básica até as que já estão no ensino médio.

Segundo a docente, a principal meta do projeto é estimular crianças e adolescentes a conhecerem o universo da programação de computadores. Para isso, as oficinas trabalham com a linguagem de programação em blocos chamada scratch que é uma linguagem mais intuitiva e próxima do universo infantojuvenil. “Com o scratch é possível criar desde cenários sem muita complexidade até jogos mais sofisticados. Esses são elementos de bastante apelo para o nosso público-alvo”, explicou a coordenadora.

De acordo com a professora, o projeto StoryGirl surgiu quando ela entendeu que a programação de computadores faz parte da vida de todos nós. Pois a atividade desenvolve capacidades cognitivas e competências que podem ser usadas em atividades diárias. O projeto também visa a diversidade no meio tecnológico. “Em uma sociedade onde a cultura impulsiona as meninas para áreas consideradas “mais adequadas para elas”, esta mesma sociedade perde na falta de pluralidade no desenvolvimento de tecnologias. As tecnologias precisam atender a todas as classes, gêneros, culturas, assim como todas as áreas de conhecimento. Se falta representatividade em quem produz tecnologia, a consequência é gerarmos soluções tecnológicas com apelo para as classes representadas, excluindo ainda mais as demais classes”, explicou a docente.

Até agora o projeto realizou a capacitação de alunos de graduação para atuarem como tutores nas oficinas e produziu o material de apoio a ser usado nas aulas. Além disso, alguns testes já foram realizados para ver como tudo vai funcionar na prática avaliando o material produzido e a dinâmica proposta. No momento, a iniciativa está trabalhando com crianças e adolescentes de 11 a 15 anos, e uma turma vem sendo finalizada.

Mas a coordenadora destaca que embora o foco seja incentivar as meninas, todos os gêneros são aceitos no projeto. “Nossas oficinas estão abertas para todas as crianças e adolescentes que tenham interesse em nossa temática, independente de gênero. O maior objetivo é incentivar a todos que tenham interesse na programação de computadores”, contou Juliana França.

Além da docente, o projeto conta também com duas colaboradoras. A professora  Angélica Dias que trabalha na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), universidade parceira na iniciativa e a aluna de Sistemas de Informação da UFRRJ Beatriz Saburido que atua como tutora no projeto. Outras duas estudantes do DCOMP/IM também já foram tutoras e ajudaram na produção do material educacional.

A metodologia do projeto é simples. Cada oficina tem a extensão de dois encontros com duração de duas horas cada um. Nesta oficina, são trabalhados os conceitos iniciais da programação através da linguagem em blocos Scratch. Devido a pandemia de Covid-19, esses encontros têm acontecido de forma remota. Segundo a coordenadora, no futuro a intenção é começar a trabalhar também com outras linguagens de programação de acordo com a exigência do público-alvo por novas tecnologias e por mais complexidade. As atividades realizadas nessas oficinas visam a programação de cenários que reflitam uma história ou um trecho de uma história escolhida por cada participante.

Juliana França contou que espera que com o projeto crianças e adolescentes que ainda não tenham sido apresentados ao universo da programação possam ter a oportunidade de conhecer este novo mundo. O grupo tem como meta para o futuro levar as oficinas para diversas escolas e grupos de interesse.

Para aqueles que se interessaram pela iniciativa, atualmente o projeto está abrindo seleção para novos tutores. Para se candidatar, o estudante precisa ser aluno regular da UFRRJ ou UFRJ dos cursos de Sistemas de Informação ou de áreas relacionadas, ter coeficiente de rendimento (CR) acima de 5.0, conhecer as estruturas básicas de programação, acreditar na educação para a mudança do país, se identificar com o trabalho colaborativo e acreditar na inclusão como forma de igualdade social. Para se candidatar, basta enviar e-mail para o projeto: (storygirl.program@gmail.com). 

Comunicação Proext*

 

 


Postado em 26/03/2021 - 10:13 -

Últimas Notícias

Skip to content