Enquanto o campus de Seropédica recebia exposições, oficinas e demonstrações científicas, o Instituto Multidisciplinar (IM) da UFRRJ, em Nova Iguaçu, também foi palco de uma programação especial durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). Entre os dias 21 e 23 de outubro, o campus recebeu uma programação diversa, que aproximou escolas da região da universidade e promoveu o diálogo entre ciência, educação e comunidade.
No primeiro dia de evento, o público participou da oficina “Vivências do PIBID: Práticas e Saberes da Geografia Escolar em Nova Iguaçu”. Ainda no mesmo dia, aconteceu a mesa-redonda “Diversidade que Transforma a Ciência”.
O segundo dia foi marcado por uma série de atividades voltadas à integração entre universidade e escolas públicas. Alunos do Colégio Estadual Marechal Zenóbio da Costa, de Nilópolis, participaram da oficina “Macaco Bom, Macaco Mau”, visitaram a biblioteca do câmpus e acompanharam a amostra do curso de Pedagogia. Também ocorreu a palestra “Privacidade e Proteção de Dados: Desafios e Boas Práticas”.
Por fim, no terceiro dia, estudantes do Colégio Columbia participaram da oficina “Pré-Enem Nova Iguaçu e o Meio Ambiente”.
A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia se encerra nesta sexta-feira, 24 de outubro, após uma série de atividades realizadas nos diferentes câmpus da UFRRJ, celebrando a integração entre ciência, educação e sociedade.









Texto: Victória da Silva Conceição. Jornalista e bolsista na Proext/UFRRJ
Imagem: Acervo IM/UFRRJ