Durante os dias 22 e 23 de outubro, o Instituto de Química da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) recebeu o público para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia com exposições interativas e oficinas práticas.
Experimentos e diversão
Em meio a uma programação recheada, a manhã do primeiro dia foi marcada por apresentações de experimentos do Clube de Ciências Mirim, a exposição “Analisando o Sal no Arroz: Alimentação Saudável em foco!”, mostras científicas no Museu da Química Professora Aparecida Cayoco Ikuhara Ponzoni e a exposição de cosméticos produzidos pelos Gigantes da Química.
Confira as fotografias das atividades na galeria a seguir:
Clube de Ciências Mirim









Analisando o Sal no Arroz – Alimentação Saudável em foco





Museu da Química Professora Aparecida Cayoco Ikuhara Ponzoni




Artes cênicas, investigação e química forense
Na parte da tarde, a estrela do evento foi a oficina prática “Cienciando Extensão – Cena de Crime: Mancha na Areia”, uma simulação interativa baseada na Química Forense que reuniu 52 visitantes.
Na ocasião, os alunos entraram na cena usando luvas e passaram por etapas de estudo do caso, capturando imagens das pistas, amostras e análises químicas para descobrir quem deixou uma vítima na “Cena de Crime”. Uma mistura de arte cênicas, química e investigação no mesmo lugar.
“A ‘Cena de Crime’ é uma das vertentes do nosso projeto que visa levar a ciência até as escolas públicas e privadas de regiões próximas a nossa Universidade que não têm acesso à instituição nem à ciência como um todo. Então tentamos viabilizar o processo de ensino de química, física e biologia dentro das escolas”, explica Talyson Henrique, um dos organizadores e integrante do projeto.
Veja a seguir as fotos dos alunos participando do projeto:





Para saber mais sobre as atividades que aconteceram no Instituto de Química, confira aqui o reels publicado nas mídias sociais da UFRRJ.
Acompanhe a cobertura da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) no site: https://snct.im.ufrrj.br/
Por Lorena Lourenço (texto) e José Davi da Silva (fotos) – Coordenadoria de Comunicação Social (CCS/UFRRJ).
Edição: Michelle Carneiro (CCS/UFRRJ).