Apresentação de cursos de graduação, palestras e mostras científicas marcam último dia do evento

No último dia da edição 2025 da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), 24/10, o Instituto de Ciências Exatas (ICE) foi palco das palestras “Do Mundo Atômico à Grandeza dos Cosmos: Um Diálogo sobre a Natureza em Diversas Escalas”, com os professores Rodrigo Gonçalves e Débora Rodrigues, e “Supercondutividade e Transição Energética”, com o professor Marcelo Azevedo Neves, além da mostra do curso de graduação em Sistemas de Informação. As atividades integram o Circuito de Ciências, ação promovida pelo ICE/UFRRJ na SNCT a fim de compartilhar diversas vertentes das Ciências Exatas.
A mesa-redonda voltada à nanotecnologia e a natureza macroscópica dos cosmos foi pensada justamente para dialogar sobre as similaridades e diferenças desses dois aspectos da Física. A primeira abordagem começou com uma curiosidade, que seria o fato de que os telescópios e os microscópios começaram a ser usados em épocas próximas. O debate destacou pesquisas que contribuíram para uma melhor compreensão do mundo cosmológico e do mundo atômico. Depois, o foco do debate foi a nanotecnologia e a importância dos estudos científicos na área. Um caso mencionado foi a pesquisa vencedora do Prêmio Nobel de Química de 2023 sobre Quantum Dots (pontos quânticos, em português).

“O que a gente busca hoje é entender esses nanomateriais e saber como fabricá-los para poder usar em tecnologias do dia a dia. Como um exemplo é a gente querer ter câmeras fotográficas mais leves porém com um funcionamento melhor, então, toda essa eletrônica precisa ser feita, com isso a gente usa esses materiais menores”, explicou a professora Débora Rodrigues.
Ao longo da manhã, ocorreu também a mostra do curso de Sistemas de Informação, em que os alunos apresentaram diversas curiosidades quanto à história dos computadores e da programação. A intenção dos estudantes com a SNCT foi aumentar a visibilidade do curso. Tamiris Romano, aluna de SI e monitora durante a Semana, comentou sobre a apresentação: “Tem muitas pessoas que não sabem que tem esse curso na faculdade. É mostrar também sobre tecnologia, porque nós somos um curso específico para gestão de processos. Basicamente é um curso que estuda ciência da computação com administração. Mostramos que também temos nossa atlética, a Sistemática, e a nossa Empresa Júnior, a Signal Júnior. Então dá para mostrar que tem coisa aqui para fazer, muita coisa que é bem interessante, que é bem legal o curso”.


Fechando os eventos no ICE/UFRRJ, houve a palestra com o professor Marcelo Azevedo Neves, que buscou apresentar e explicar sobre a relação entre supercondutividade e transição energética: “A ideia com essa apresentação era justamente popularizar isso, que existe esse fenômeno e essa tecnologia da supercondutividade e que ela pode contribuir para uma melhora de qualidade de vida da humanidade, porque todo o aquecimento global, toda essa mudança climática pode colocar em risco a existência humana, se não for alterada. Claro que nenhuma tecnologia sozinha resolve tudo, mas dentro do que ela oferece, a supercondutividade pode contribuir para a transição energética e ajudar a preservar a vida humana aqui na Terra”, afirmou o docente.


Mais informações sobre o Circuito de Ciências do ICE/UFRRJ estão disponíveis no perfil /@ice_ufrrj no Instagram.
Acompanhe a cobertura da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) no site: https://snct.im.ufrrj.br/
Texto: João Vitor Madruga e Yutá Garcia – Coordenadoria de Comunicação Social (CCS/UFRRJ).
Fotos: João Vitor Madruga (CCS/UFRRJ).
Edição: Michelle Carneiro (CCS/UFRRJ).