Desde o começo da pandemia, ficou evidente a importância do trabalho científico para tentar frear o avanço do coronavírus e minimizar seus efeitos. Além da vacinação, o uso máscara de forma correta, adoção de distanciamento físico e higienização das mãos são algumas das medidas eficazes defendidas por pesquisadores. Entretanto, a descrença nas políticas de enfrentamento à covid-19, defendidas pela ciência, tem colocado em risco a vida de muitas pessoas.
Para falar sobre essa situação, a UFRRJ promoverá o debate intitulado “Negacionismo ou crise de confiança na ciência? Entender para enfrentar melhor o problema” na mesa de encerramento da 18ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que acontece no dia 8 de outubro às 16h e suas inscrições podem ser realizadas aqui. Com transmissão no canal da Proext no YouTube, a palestra será ministrada por Tatiana Roque, coordenadora do Fórum de Ciência e Cultura da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Para a professora titular do Instituto de Matemática, da Pós-Graduação em Ensino e História da Matemática e da Física e da Pós-Graduação em Filosofia da UFRJ, a participação da Universidade na disseminação do conhecimento a uma parcela maior da população é fundamental. “A crise de confiança na ciência tem que ser combatida com mais ensino e divulgação científica e com os cientistas saindo da academia e falando mais para a população”, defende Tatiana.
A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia tem justamente esse objetivo: mobilizar, por meio de uma linguagem acessível, o público interno e externo em torno de temas que envolvem ciência, tecnologia e inovações; além de promover a divulgação e popularização da ciência.
Tendo como tema principal “A Transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovações para o Planeta”, a SNCT 2021 ocorrerá entre os dias 4 e 8 de outubro. Nesse período, acontecerão atividades remotas e gratuitas, síncronas e assíncronas, dentre elas, palestras, oficinas, mesas redondas, mostras e minicursos. A programação completa de atividades síncronas e cards de divulgação podem ser encontradas no site do evento.
Texto: Lidiane Nóbrega – bolsista de Jornalismo da Proext/UFRRJ.