Desde 2014, o mês de setembro é dedicado à campanha de conscientização sobre a prevenção ao suicídio conhecida como “Setembro Amarelo”. Nacionalmente, a ação é promovida pelo Centro de Valorização da Vida (CVV) e pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em conjunto com o Conselho Federal de Medicina (CFM).
De acordo com o site oficial da campanha, são registrados mais de 13 mil suicídios todos os anos no Brasil. Através de ações de conscientização sobre temas relacionados à saúde mental, o Setembro Amarelo busca diminuir estes números. Apesar de o dia 10 de setembro ter sido oficializado como o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, é importante que a temática seja discutida também durante os demais meses do ano.
Para ressaltar a importância do assunto, a Prefeitura Universitária do câmpus Seropédica da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) instalou de forma simbólica a iluminação amarela no Pavilhão Central (P1).
Como buscar ajuda — O Centro de Valorização da Vida disponibiliza ajuda 24h para pessoas que estejam precisando de auxílio. É possível conversar com um voluntário através do número 188 ou pelo chat disponível no site www.cvv.org.br.
Na UFRRJ, o Setor de Apoio Psicossocial ao Estudante, vinculado à Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proaes), realiza um plantão de atendimento on-line para escuta e acolhimento dos discentes. Os atendimentos são realizados por uma equipe multidisciplinar do setor, integrada por duas assistentes sociais, uma psicóloga e uma técnica de assuntos educacionais. Em caso de dúvidas, envie um e-mail para seape@ufrrj.br.
Os trabalhadores da UFRRJ também podem encontrar atendimento psicológico na própria Universidade. A equipe de psicologia da Coordenação de Atenção à Saúde e Segurança do Trabalho (Casst/Progep) disponibiliza atendimento remoto aos trabalhadores que necessitarem de apoio. As inscrições podem ser feitas neste formulário: http://abre.ai/casst
O projeto de extensão Plantão Psicológico Online oferece atendimento a trabalhadores e estudantes da Rural e do Ctur e a comunidade de Seropédica. A proposta não é realizar psicoterapia, mas oferecer escuta e acolhimento a pessoas em momentos de crise. Acesse o formulário em: https://bit.ly/33ZVpV2
(Por Isabele Bard, bolsisa de Comunicação da Prograd/UFRRJ)
(Imagem: Prefeitura Universitária)
A Equipe Psicossocial (Psicologia e Serviço Social) da Divisão de Saúde (DS) da UFRRJ atua nesta unidade dando suporte psicossocial ao paciente encaminhado pela equipe plantonista da DS. O paciente também pode fazer a solicitação de atendimento espontaneamente, através do e-mail psicossocialpandemia@gmail.com. Após esse acolhimento, caso seja necessário, o paciente é encaminhado para a rede de referência interna e externa à universidade.
Por se tratar de uma unidade de saúde que atua dentro de uma instituição de ensino, o atendimento realizado pela equipe não objetiva substituir o atendimento na rede de referência especializada, mas dar suporte e acolher quando necessário.
Desde 2016 a equipe atua também com “Grupos de acolhimento”, com base na “Terapia Comunitária”. Este formato de atendimento surgiu a partir da identificação de demandas recorrentes de atenção à saúde mental do universitário. São grupos com características psicoeducativas, e que tem como objetivos o acolhimento, a educação em saúde, a promoção e a prevenção da saúde. Todos os graduandos com matrícula ativa podem se inscrever.
Desde a deflagração da pandemia, os grupos vêm acontecendo de forma remota, permitindo a participação daqueles que estudam em outros câmpus. As inscrições são abertas no início de cada período, através de formulário eletrônico, divulgado na página oficial e nas mídias sociais da instituição, e através da página do Facebook: https://www.facebook.com/Napedsufrrj
(Por Equipe Psicossocial da Divisão de Saúde)
O Serviço de Psicologia Aplicada (SPA) é o serviço-escola do curso de Psicologia da UFRRJ. Como parte de suas ações, recebe crianças, adolescentes e adultos para avaliação e intervenção neuropsicológicas, e psicoterapia individual e em grupo. O atendimento é gratuito e realizado por alunos do 7° ao 10° período, sob supervisão de um professor orientador.
Durante a pandemia, os atendimentos são realizados apenas remotamente. O cadastro também é feito da mesma forma, via formulário Google. No momento, contudo, o cadastro está suspenso, com retorno previsto para outubro.
O SPA está situado na BR-465, km 9, em frente à Maternidade de Seropédica e à Unidade de Pronto Atendimento. Mais informações pelo e-mail servicodepsicologia@ufrrj.br
Conheça mais sobre o SPA lendo a matéria publicada pelo blog Humanidades, do Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS/UFRRJ): http://blogs.ufrrj.br/bloghumanidade/atendimento-psicologico-gratuito-a-populacao-de-seropedica-torna-se-realidade/