A Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (Cedae) vai interromper o abastecimento de água da represa de Ribeirão das Lajes, em Piraí, no Sul Fluminense, a partir das 9h desta quinta-feira (9). Isso poderá causar falta d’água em Seropédica e outros municípios da Baixada Fluminense, além de afetar bairros das Zonas Norte e Oeste do Rio.
A interrupção foi pedida pela concessionária de energia elétrica Light para que seja concluído um serviço operacional iniciado em 26 de julho. Esse trabalho terá duração de oito horas e o sistema de abastecimento de água deve ser religado às 17h do mesmo dia.
A redução da vazão do sistema poderá afetar parcialmente os municípios de Nova Iguaçu, Seropédica, Queimados, Japeri e Paracambi; e no Rio, parte dos bairros de Campo Grande, Bangu, Deodoro, Gericinó, Padre Miguel, Realengo, Vila Kennedy, Anchieta, Honório Gurgel, Guadalupe, Rocha Miranda, Engenho da Rainha, Del Castilho, Higienópolis, Bonsucesso, Ilha do Governador, Centro, Leopoldina, Caju, Rocha, Benfica, Riachuelo, Sampaio Correa, São Francisco Xavier, Triagem e Manguinhos.
A Cedae orienta os moradores da região afetada a usar a água de forma consciente e evitar o desperdício. O abastecimento dever ser totalmente restabelecido em 24 horas.
Com informações do Seropédica Online e do G1