Texto: Thaís Melo*
O formato das atividades de Extensão da UFRRJ precisou mudar devido à pandemia de Covid-19. Com isso, a Pró-Reitoria de Extensão (Proext) passou a usar mais as plataformas online, entre elas o canal no Youtube. Pensando em usar a aparente adversidade a seu favor, a Proext criou a série de lives “Conhecendo a Proext” em outubro deste ano. A iniciativa tem como objetivo difundir os projetos extensionistas da Rural.
Até o momento já foram exibidas 17 lives sobre diversos projetos. Todas as sessões ficam gravadas no canal da Proext para que todos possam ter acesso a qualquer momento. Os projetos apresentados na série de audiovisuais são realizados ou apoiados pela Extensão da UFRRJ.
A residente de Iniciação Profissional na área de “Gestão Aplicada a Projetos Educacionais – com foco na Atuação junto à Coordenadoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais (Corin-UFRRJ)” Bárbara Dias é a responsável pela organização geral das lives, desde o contato com os palestrantes até a apresentação e mediação delas. Para realizar este trabalho, ela tem a ajuda das residentes Grasiane da Costa, Carla Gomes e Gisele Michaeli. Além disso, ela também conta com a orientação da pró-reitora adjunta de Extensão Gabriela Rizo.
De acordo com a residente, a princípio as lives foram pensadas para abordarem dois projetos em cada uma delas, sendo exibidas duas transmissões por semana. Mas conforme as transmissões ao vivo foram acontecendo, e também através do retorno dado pelos participantes, foi constatada a necessidade de ter um projeto por live. Com isso, é possível se aprofundar mais em cada temática. “Essa mudança dinamizou ainda mais o acesso das pessoas às ações específicas, além de também ter menor passividade de ocorrência de problemas com a tecnologia e a conexão de internet – um pequeno incômodo incontrolável tão comum nessas novas maneiras de se trabalhar”, contou Bárbara Dias.
Depois dessa mudança, a programação das lives passou a ser de quatro transmissões ao vivo por semana, tendo de 45 a 60 minutos de duração, e cada uma sobre um projeto diferente. A professora Gabriela Rizo contou como surgiu a ideia dessa iniciativa. “A ideia de começar a realizar as lives veio da necessidade de divulgar o trabalho da Proext de forma mais dinâmica e adequada a um uso maior das ferramentas online, o que ocorreu depois do início da pandemia”, explicou a docente.
A série de lives “Conhecendo a Proext” também está vinculada a um projeto de pesquisa e extensão “A universidade no enfrentamento da Covid-19 na América Latina: do particular para o universal”. Projeto que a Proext realiza desde o começo da pandemia do novo coronavírus com o objetivo de fazer um levantamento das ações que universidades da América Latina têm realizado no combate à pandemia.
Gabriela Rizo também falou sobre a importância de um projeto como esse para as relações estabelecidas pela Extensão. “Uma vez que várias pessoas acessam nosso canal no YouTube, será possível estabelecer relações com outros membros de nossa comunidade interna, como também pessoas da comunidade externa, instituições e parceiros. Aqueles cujo interesse estiver em ações do Proext poderão fazer contatos e aprofundar laços com a nossa instituição, ampliando assim nossas redes de apoiadores”, explicou a Pró-reitora adjunta.
Além disso, de acordo com a docente, as lives também representam um histórico de ações e servem de consulta para projetos extensionistas, tanto para inspirar outras atividades como também sendo parte de um relatório do trabalho desenvolvido pela UFRRJ neste âmbito em 2020.
Segundo Bárbara Dias, quando o levantamento foi realizado ficou clara a riqueza de projetos de Extensão na Rural. Para a residente, as lives são um ponto de partida. “Inicialmente pensamos em trabalhar alguns projetos da UFRRJ e em seguida, trazer também projetos de universidades parceiras. Com o engajamento das pessoas e a novidade que as lives despertaram, esticamos um pouco mais esse período inicial que havíamos estipulado para a apresentação dos projetos da nossa universidade. Até agora, temos uma programação fechada para todo o mês de dezembro ainda nesse formato. Posteriormente a isso, acredito que há possibilidade da continuidade delas, mas talvez trazendo projetos dessas universidades do exterior”, contou.
Comunicação Proext*
Para conferir a matéria sobre o mapeamento das políticas de enfrentamento a Covid-19, clique aqui.
Para não perder nenhuma live acesse o canal da Proext no YouTube.
Playlist com todas as lives.
Fique de olho também nas redes sociais da Proext, pois todas as lives são divulgadas nelas:
Facebook: @proextufrrj
Instagram: @_proextufrrj
Twitter: @proextufrrj