Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Filter by Categories
A PROEXT
Acesso Rápido RE
Acesso Rápido RU
Ações de Extensão
Almoço
Alojamento e Convivência
ASSUNTOS ADMINSTRATIVOS
ASSUNTOS ESTUDANTIS
ASSUNTOS FINANCEIROS
Atualizações do Diário Oficial
Auditórias Anuais
Banco de Legislação - Financeiro
BIEXT
Bolsas Assuntos Estudantis
Caderno Extensão
Calendário
Câmara de Extensão
Cantinas
Cardápio do Restaurante Universitário
Carga Horária Diretrizes Curriculares
Centro de Memória
Clipping
COAP
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar Graduação
Composição Câmara de Graduação
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Concursos
Contrato de Obras
Coordenações de Curso
CORIN
CPPD
Cursos
Cursos de Pós-Graduação
DAC
DCF
DEL
Deliberações - CPPD
Deliberações CEPE Calendários
Deliberações COAP
Desenvolvimento Institucional
Desjejum
DGCC
Diretrizes Curriculares Nacionais
Diretrizes Gerais
DLI
Documentos Fórum das Coordenações
DPPEx
DRCI
Dúvidas Financeiro
Dúvidas Frequentes RE
Dúvidas Frequentes RU
Dúvidas Monitoria Graduação
Editais
Editais
Editais
Editais
Editais
Editais - Fluxo contínuo
Editais Corin
Editais em Aberto
Editais em Andamento
Editais Fechado
Empresas Juniores
Equipamentos Multiusuários
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe e Contatos
Espaços Físicos Comerciais
Eventos
Eventos Servidor
EXTENSÃO
Extratos de Convênio
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco Imprensa
Fale Conosco PROPLADI
Fapur
Finanças DCF
Formulário Cursos
Formulários - CPPD
Formulários Acadêmicos
Formulários Câmara de Graduação
Formulários COAP
Formulários Cursos Extensão
Formulários DCF
Formulários DP
Formulários Equipe de Trabalho Extensão
Formulários Eventos Extensão
Formulários Monitoria Graduação
Formulários NAAP
Formulários PICDT
Formulários Prefeitura
Formulários Prestação de Contas
Formulários Prestação de Serviços Extensão
Formulários Programas Extensão
Formulários Projetos Extensão
Formulários Publicação Extensão
Formulários STA
Glossário
GRADUAÇÃO
Grupo de Estudo
Grupos PET
Ineagro
Informações para cadastro
informes Mobilidade Acadêmica Intra-campi
Informes Parfor
Informes PET
Iniciação Científica
INSTITUCIONAL
Jantar
Jornal da Graduação
Laboratórios
Lato Sensu
Legislação NULEP
Legislação Ouvidoria
Lei Orçamentária Anual
Leis - CPPD
Links
Links
Links Extensão
Links PARFOR
Links Pós-Graduação
Links úteis
Links úteis NULEP
Links Úteis Servidor
Logotipos
Manuais NULEP
Mão de Obra Terceirizada
Militantes
MOBILIDADE INTRA-CAMPI
MOBILIDADE NACIONAL
Mobilidades Estudantil
Normas
Normas Curso
Normas de Extensão
Normas Financeiro
Notícia
Notícia Destaque
Noticia Pós-Graduação
Notícias
Notícias
Notícias
Notícias Assuntos Estudantis
Notícias CPPD
Notícias da Extensão
Notícias de Cantinas e Espaços Físicos
Notícias Graduação
Notícias Institucionais
Notícias Orçamento e Finanças
Notícias Prefeitura
Notícias Rural Semanal
Notícias Terceirizados
Outros Contratos
Ouvidora
Ouvidoria
PARFOR
PET
Planejamento Institucional
Portal do Serividor
Portarias
Portarias Financeiro
PÓS-GRADUAÇÃO
Práticas Específicas
Pré-Enem Nova Iguaçu
Pré-Enem Seropédica
Prefeitura
Prestação de Contas
Principais Orientações - Coaaf
Principais Orientações - Coapen
Principais Orientações - Cocad
Principais Orientações - Copag
Pró-Reitor Adjunto de Assuntos Adminstrativos
Pró-reitor Adjunto de Assuntos Financeiros
Pró-Reitor Adjunto PROPLADI
Pró-Reitor de Assuntos Administrativos
Pró-reitor de Assuntos Financeiros
Pró-Reitor PROPLADI
Pró-Reitor(a) Adjunto de Assuntos Estudantis
Pró-Reitor(a) Adjunto de Extensão
Pró-Reitor(a) Adjunto de Graduação
Pró-reitor(a) Adjunto de Pesquisa e Pós Graduação
Pró-Reitor(a) de Assuntos Estudantis
Pró-Reitor(a) de Extensão
Pró-Reitor(a) de Graduação
Pró-Reitor(a) de Pesquisa e Pós Graduação
Processo Seletivo Mobilidade Acadêmica Intra Campi
Processo Seletivo Mobilidade Acadêmica Nacional
Processo Seletivo PARFOR
Processo Seletivo PET
PROEXT
Programas
Programas
Projetos encerrados
Projetos vigentes
PROPLADI
Publicações
Publicações Graduação
Quadro de Vagas
Regional ou Cultural
Regulamentos e Regimentos
Reingresso
Reingresso Interno
Reingresso Interno Modalidade
Reingresso Processo Anterior
Reitor
Relatórios DCF
Relatórios de Gestão
Religioso ou Ecumênico
Reopção Cursos
Revista Extensão
Rural Semanal
Secretaria Administrativa
Secretaria de Registros Acadêmicos - Solicitações
Secretaria Ouvidoria
Sem categoria
SEMEX
Serviços gerais
Stricto Sensu
Terceirizados
Termo de Colaboração
Termo de Fomento
Transferência Externa
Transparência e Prestação de Contas
Treinamentos e Palestras Financeiro
UFRRJ Ciência
Vice-Reitor
Vídeos Imprensa
Portal UFRRJ > INSTITUCIONAL > Notícia > Seminário promove lançamento do Coletivo da Pessoa com Necessidade Educacional Específica (PNE)

Seminário promove lançamento do Coletivo da Pessoa com Necessidade Educacional Específica (PNE)

DSC_1337 DSC_1341

No dia 9 de junho, ocorreu na sala Paulo Freire, no Instituto de Ciências Humanas e Sociais da UFRRJ, o seminário de lançamento do Coletivo da Pessoa com Necessidade Educacional Específica (PNE) da Rural. Este é o primeiro coletivo nacional sobre este tema organizado com regimento e documento fundador. O projeto tem como objetivo promover o debate sobre a inclusão e a acessibilidade de alunos, além de conscientizar professores e funcionários sobre os cuidados e as mudanças necessárias para o acolhimento de todos.

O grupo é composto por alunos e professores de diversos cursos que se interessam e se preocupam com a causa. Muitos estão envolvidos em pesquisas ligadas à acessibilidade. Um exemplo é o professor Frederico Cruz, do curso de Física da Rural. Ele foi um dos idealizadores do primeiro seminário no Brasil a discutir acessibilidade dentro do curso de Física em uma universidade.

— O que queremos é uma vocação institucional de inclusão — disse o docente.

O estudante de Direito Leone Lucas faz parte da liderança com mais dois alunos, Vanessa Ferreira, do curso de Física e Sidney Silva, do curso de História, e foi um dos idealizadores do Coletivo PNE. Segundo ele, a ideia surgiu da falta de um projeto que pudesse representar esses alunos dentro da Universidade. Foi desta forma que ele conheceu outros discentes e concretizou a ideia de fazer uma organização que visasse ao bem estar acadêmico.

— O PNE não vem para trazer confusão à Universidade. Mas sim, para ser um fiscalizador daquilo que está na lei. Também é nosso objetivo abrir discussões para novos métodos pedagógicos que existem, mas que são pouco aplicados em salas de aula — explicou Leone.

De acordo com o coletivo, a UFRRJ já possui trinta alunos PNE e a necessidade para uma mudança na estrutura e no olhar da Universidade em relação a esses novos alunos aumenta a cada dia. A pró-reitora adjunta de Assuntos Estudantis, Juliana Arruda, representou o corpo administrativo da Universidade. Ela apresentou algumas ideias de projetos voltados à inclusão e disse que a Rural já está planejado mudanças para inserir melhor os alunos PNE nas atividades acadêmicas.

— A maior dificuldade que nós tínhamos era encontrar esses alunos. O núcleo de acessibilidade de Seropédica teve muitas dificuldades de saber como agir. À medida que nós vamos conhecendo o perfil do estudante e os professores especializados vão traçando quais são as necessidades específicas de cada um, é que a gente pode começar a ter medidas. E essa parceria da Universidade com o coletivo vai nos auxiliar nesse processo — disse a pró-reitora.

Para concretizar a ligação de apoio entre o grupo e a Rural, alguns professores da Universidade trouxeram projetos ligados à acessibilidade e inclusão para o seminário. A atual vice-coordenadora do curso de Letras e presidente do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão da Rural (NAI), Ana Carla Ziner, falou um pouco da responsabilidade do corpo acadêmico em atender às demandas desses alunos.

 

 

DSC_1358 DSC_1377 DSC_1403

— A nossa luta está ligada ao reconhecimento, para que os alunos entendam a sua importância. O coletivo está aí para permitir isso. Ele auxilia para que aconteça um diálogo dos alunos PNE com o NAI, para ajudar o próprio desenvolvimento do núcleo dentro da Rural e para que ele possa cumprir com o seu papel ­— explicou a professora.

 

 

Além de professores, outros estudantes da Universidade demonstraram apoio e parceria a esse novo projeto. Loize Germana, do 5º período do curso de Direito, é uma estudante PNE e entende que para um bom funcionamento do coletivo é necessário que se tenha um diálogo dos alunos com a Universidade para uma melhoria da estrutura.

— As pessoas precisam se conscientizar sobre nossas necessidades, mas também, nós vivemos em uma realidade diferente. Acho que cabe a gente também mostrar um pouco o caminho que elas podem seguir para nos ajudar. Não adianta só cobrar, temos que dizer como as coisas precisam ser feitas porque nem todos conhecem esse mundo que a gente precisa — comentou a aluna.
 
Por Beatriz Rodrigues/CCS

Fotos: Bruna Somma/CCS


Postado em 15/06/2016 - 11:45 -

Notícias Relacionadas

Segunda edição da Escola de Verão do Instituto de Química reuniu alunos de diversos cursos
Evento Rural na Praça aproxima moradores de Seropédica à Universidade
Eventos nos auditórios do P1 – 11 a 15/9
Eventos agendados em auditórios do P1-Seropédica 28/8 – 01/9
Professor da UFRRJ profere palestra na FertBio 2016

Últimas Notícias

Skip to content