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Portal UFRRJ > INSTITUCIONAL > Notícia Destaque > Seminário debate recredenciamento da UFRRJ em 2023

Seminário debate recredenciamento da UFRRJ em 2023

Seminário apresentou principais aspectos que são avaliados no processo de recredenciamento

O tema é importante e merece atenção: o recredenciamento da UFRRJ em 2023. Com o objetivo de envolver a comunidade universitária nesse debate, foi realizado um seminário nesta terça-feira (27/6), no Auditório Hilton Salles, Pavilhão Central do câmpus Seropédica. No evento, que também foi transmitido simultaneamente pela internet, foram apresentados a definição e os principais aspectos que são avaliados nas instituições de educação superior no país. O encontro abordou ainda o papel da Comissão Própria de Avaliação (CPA) nesse processo, além de trazer as perspectivas tanto de avaliadores quanto de quem foi recentemente avaliado pelos técnicos do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), ligado ao Ministério da Educação (MEC).

 

Na abertura do seminário, o vice-reitor César Da Ros lembrou que a Universidade passou pelo último recredenciamento há dez anos, acrescentando que a atual avaliação exigirá o engajamento de todos os segmentos da instituição.“É um esforço que deve ser assumido por professores, técnicos e estudantes”, disse Da Ros.

 

Na sequência, a pró-reitora de Graduação Nidia Majerowicz apresentou a fundamentação legal e explicou todas as fases de avaliação pelas quais passam as instituições de ensino superior. Representante da Comissão Coordenadora do Recredenciamento na UFRRJ, a pró-reitora citou que o procedimento tem base no artigo 206 da Constituição, que prevê a “garantia do padrão de qualidade” do ensino no Brasil. “Então, esse padrão foi para a LDB [Lei de Diretrizes e Bases] e o resultado operacional desse princípio é a lei do Sinaes [Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior]”, afirmou a pró-reitora. Ela detalhou ainda os três aspectos que compõem a análise do Sinaes: autoavaliação e avaliação externa institucional; avaliação dos cursos; e avaliação dos discentes, realizada por meio do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). De acordo com Nidia Majerowicz, a análise dos avaliadores do MEC – “in loco (de maneira virtual)” – compõe a Fase 2 da avaliação externa.

 

 

Depois da fala do presidente da CPA Ricardo Dias – que destacou o papel da autoavaliação institucional – as duas últimas apresentações trouxeram as perspectivas de quem recebeu a visita do MEC e de quem já atuou como avaliador.

 

Para falar sobre a experiência recente da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), que recebeu o conceito máximo (5), o professor Rodrigo Simões participou remotamente e compartilhou dicas valiosas para a comunidade ruralina. “É um momento de participação de todos”, ressaltou Simões.

 

Finalizando as palestras, o professor da UFRRJ Jairo Pinheiro da Silva falou sobre “O recredenciamento pelo olhar do avaliador”. Silva, que já atuou como avaliador de cursos para o Inep, tranquilizou a comunidade em relação às reuniões que os representantes do Inep/MEC farão com os três segmentos. “O objetivo dos técnicos é obter uma multiplicidade dos olhares que formam a Universidade. Eles não vêm aqui para fazer ‘pegadinhas’”, disse o professor. “A avaliação também não é um momento para ‘lavar a roupa suja’. É uma oportunidade de expor o que temos de potencialidades e fragilidades. Mas estamos bem. Tivemos grandes conquistas e avanços desde nossa última avaliação”.

 

A gravação do seminário está disponível no canal do Youtube da Secretaria dos Órgãos Colegiados: https://www.youtube.com/watch?v=cU9S-3_qstY&t=28s

 

Para mais informações sobre o Recredenciamento, acesse https://portal.ufrrj.br/institucional/recredenciamento-institucional/

 

Por Coordenadoria de Comunicação Social (CCS/UFRRJ)
Fotografias: Yasmin Alves, estagiária de Jornalismo da CCS/UFRRJ


Postado em 29/06/2023 - 09:27 -

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