Portal UFRRJ > Notícias Graduação > Seminário de Educação do Campo reúne profissionais da educação, graduandos e movimentos sociais
Seminário de Educação do Campo reúne profissionais da educação, graduandos e movimentos sociais
Auditório do CAIC recebe MST e outros movimentos sociais para debate sobre educação. (Mateus Cabot / Assessoria Prograd)
Começou ontem (22), no auditório do CAIC, o Seminário de Educação do Campo da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. No ciclo inicial de palestras, estiveram presentes representantes da Comissão Pastoral da Terra (CPT), Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação (Sepe), Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), Movimento Sem Terra (MST), Movimento Negro e Representação dos Povos Tradicionais. O evento foi organizado por graduandos em Licenciatura em Educação do Campo.
Na primeira mesa do Seminário, organizações sociais e ex-alunos do curso debateram o tema “Movimentos Sociais do Campo: conjuntura e experiências da educação do campo”. Os representantes dos movimentos trocaram experiências na região e valorizaram a aliança entre educadores e movimentos sociais para a construção de uma educação transformadora. O porta-voz do Sepe frisou, ainda, que o sindicato passou aderir e sensibilizar as propostas e demandas dos movimentos e profissionais do campo. Segundo ele, só a mobilização em conjunto farão com que pautas sociais como racismo, machismo, homofobia e todo tipo de violência adentrem no plano pedagógico da educação pública brasileira.
O encontro, que continua na hoje (23), haverá o debate sobre a formação dos educadores do campo da UFRRJ e grupos de trabalhos (GTs) sobre movimentos sociais, educação básica, narrativa de experiências e agroecologia. Confira abaixo a programação: