Portal UFRRJ > Notícias Graduação > Semeac acontece nessa semana no PAT
Semeac acontece nessa semana no PAT
Semeac reune professores, alunos e muito interesse pela área (Foto Letycia Nascimento)
Começou na última segunda-feira (19), a Semana Acadêmica de Engenharia de Agrimensura e Cartográfica, a Semeac. Com o tema “Do alicerce da Agrimensura aos avanços da Cartografia”, o evento comemora os 15 anos do curso na Rural. A abertura aconteceu no auditório do Pavilhão de Aulas Teóricas, no Câmpus Seropédica. Estavam presentes o pró-reitor adjunto de Graduação, prof. Leonardo de Gil Torres; o diretor do Instituto de Tecnologia, prof. Gilson Candido Santana; o vice-coordenador do curso, prof. Luiz Guimarães Barbosa; o representante da comissão organizadora, prof. Wagner Dias de Souza e o representante dos estudantes do curso, Vinícius Barbosa Henrique. A Semeac segue até o dia 23 de outubro, com diversas palestras e minicursos.
Alunos lotaram o corredor em frente ao auditório do PAT (Foto Letycia Nascimento)
Ao dar abertura ao evento, Gilson saudou os estudantes com satisfação e alegria ao estar presente pela terceira vez na organização da Semana Acadêmica. Garantiu que esse é um momento único de aproximação dos alunos entre si e principalmente com o mercado, onde os calouros podem ter um melhor entendimento sobre o curso e os concluintes a oportunidade de pensar sobre o mercado, além é claro, de fazer excelentes contatos profissionais.
Depois foi a vez do professor Wagner saudar a empenhada comissão que fez de tudo para o evento acontecer da melhor forma possível.
“Nunca vi alunos tão empenhados e dedicados em superar os obstáculos que iam surgindo”, garantiu.
Logo após, Vinícius Henrique apresentou aos participantes do evento um vídeo de divulgação do curso feito em 2007 com o objetivo de mostrar aos alunos como houve grandes avanços desde então.
Após o vídeo, o vice-coordenador do curso, Luiz Guimarães, expressou a saudade deixada pelos alunos e professores que passaram pela universidade. Sensação única que só a Universidade Rural consegue proporcionar aos que passam por ela e conquistam grandes amigos e famílias.
Considerou, entretanto, com pesar a necessidade de haver sido cobrada uma taxa de inscrição para o evento, mas ressaltou que se não fosse ela, a Semana Acadêmica não aconteceria devido à crise financeira que as universidades públicas enfrentam. Ainda assim, fez questão de frisar o acesso gratuito às palestras aos alunos que não puderam se inscrever pela taxa cobrada.
A opinião unanime da mesa se destinou ao empenho e a coragem da comissão em seguir adiante na organização do evento mesmo com tantos obstáculos que foram surgindo. Para Ruth Venturini do 5º período, organizar o evento foi bastante desafiador e sem dúvida um grande aprendizado. Ela espera que os participantes aproveitem tudo com sede de conhecimento.