O último dia da Semana Rural 2023 foi marcado por um sol brilhante e por inúmeras famílias passeando, conhecendo a Rural e aproveitando as atividades do encerramento do evento. Foram nove dias de atividades intensas, principalmente na área da extensão universitária. Mais de 1 mil servidores públicos envolviddos na oferta de mais de 100 ações, que tiveram o objetivo principal de oferecer vivências e conhecimento aos pequenos produtores rurais e moradores do entorno do câmpus Seropédica.
Para o reitor da UFRRJ, professor Roberto Rodrigues, foi um tempo de ensino, pesquisa e, principalmente, extensão universitária, ou seja, a área que cuida exatamente do compartilhamento de conhecimento com a sociedade. “Celebramos a extensão da nossa Universidade. Abrimos as portas da nossa Rural para as comunidades do nosso entorno. Nós as convidamos, elas vieram e vivenciaram as atividades. Registro meu agradecimento a todos e todas que participaram: técnicos, docentes, terceirizados e estudantes” disse ele. “Quero deixar meu agradecimento às prefeituras que, junto de várias secretarias, nos ajudaram a construir essa festa. Por último, já convido a comunidade universitária para nos ajudar a pensar na construção da Semana Rural do ano que vem”.
O domingo, tomado por famílias com crianças e adolescentes no espaço universitário da UFRRJ, foi mais uma celebração da Rural públicae gratuita, e suas portas estão sempre abertas. “Que a gente possa compartilhar com a comunidade aquilo que fazemos aqui e principalmente cativar a juventude para que ela tenha conhecimento sobre o que é a Universidade. Ela é da sociedad, e do entorno, e aqui nós queremos que cada vez mais jovens da Baixada Fluminense estejam aqui estudando, se formando e podendo contribuir com o desenvolvimento da sociedade”, destacou o vice-reitor, professor César Da Ros.
Para um dos organizadores do evento, Luan Lima, do Departamento de Gestão de Contratos e Convênios, da Pró-reitoria de Assuntos Financeiros (Proaf), “a Semana Rural foi um sonho pensado por muitas pessoas, que se empenharam muito para que tudo desse certo. Chegar ao último dia nos dá um sentimento de missão cumprida. Ver a comunidade interagindo e ver esta quantidade de famílias dentro da Universidade era o nosso principal objetivo e nos sentimos super atendidos com isso. Ver tantas crianças e famílias envolvidas na Universidade é exatamente o que nós queremos: mostrar que isso aqui é de todos. Já estamos pensando na edição de 2024” conclui ele.
Um dos dias com maior número de visitantes de toda a Semana Rural 2023, o domingo de despedida do evento trouxe uma bela vista do Pavilhão Central. Isso porque a entrada principal da Universidade ficou repleta de uma coleção de carros antigos, cedidos em sua grande maioria pelos esforços da Sero Bugs. O dia ainda contou com o barulho e a beleza de motos para o primeiro encontro de motociclistas na UFRRJ.
Quem passou pela Rural ontem se encantou com muitos veículos exuberantes e nostálgicos em exposição. Se a coleção da Sero Bugs expôs carros antigos com muita personalidade e estilo, o encontro de motociclistas sacudiu os espaços da Universidade. Ao final do dia, os motociclistas ainda promoveram um circuito pelo P1 para celebrar o evento.
O encontro de motociclistas é uma das práticas mais comuns entre os usuários de motos e suas reuniões costumam integrar pessoas e grupos dos mais variados lugares do Brasil. Desta vez, a UFRRJ abriu suas portas para o evento como uma das principais atrações da Semana Rural e muitos foram os motociclistas locais que marcaram presença. “É muito gratificante estar aqui num lugar tão bonito. Esperamos que seja o primeiro encontro de muitos aqui na Rural”, destacou Cerqueira, presidente fundador do grupo local Salvadores.
Se os espaços em volta do P1 foram completamente tomados por carros e motos, o céu deste domingo de Semana Rural 2023 contou com o Festival de Pipas Artesanais. Com muitos artistas locais participando como produtores das pipas, o evento tornou o espaço ainda mais familiar e divertido para seus visitantes.
O festival de pipas é um evento que celebra a beleza e a arte das pipas, sendo um dos mais tradicionais do Brasil. Pessoas de diferentes idades e culturas se reuniram para admirar as pipas coloridas e personalizadas no céu. Uma celebração de criatividade, habilidade e alegria compartilhada em um ambiente festivo e animado.
O festival foi uma das principais atrações do evento e contou com muitos artistas locais na confecção e na exposição de suas obras de arte no céu. “É uma arte milenar. A pipa foi inventada por diversas necessidades e só temos evoluído com o tempo. Eu faço pipas artísticas para alegrar as famílias, trazer para um ambiente lúdico, tirá-las de casa e fazê-las se divertir”, valorizou Robledo Falcão, um dos entusiastas do festival na UFRRJ.
O último momento da Semana Rural 2023 foi para sacudir as famílias visitantes de ontem. Num dia marcado por muita festa, com encontro de motociclistas, exposição de carros antigos e festival de pipas artesananais, o Rural Fest finalizou o evento com o que há de melhor do rock and roll. A atração principal ficou por conta da banda fluminense Antes Era Assim.
Textos: Rafael Gutierrez (estagiário da Coordenadoria d eComunicação Social – CCS) e Cristiane Venancio
Fotos: Rafael Gutierrez